Tuesday 10 September 2013

Será aberto às 14h o II Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países Lusófonos


ufmt.br | Publicado em Notícias | 09/09/2013

Com uma atividade cultural denominada “Diálogos Poéticos”, será aberto logo mais às 14h, o II Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países Lusófonos, que se realiza até o quarta-feira (11), no Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus de Cuiabá. Conduzido pela professora Michèle Sato, líder do Grupo de Pesquisadores em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA), da UFMT, “Diálogos Poéticos” reunirá representantes das autoridades, dos países de língua e cultura de origem portuguesa e do Centro de Extensão Universitária e Divulgação Ambiental da Galícia, organizador do I Congresso Lusófono. A primeira Conferência está marcada para as 17h e terá como tema “(Des)colonialismo, educação ambiental e lusofonia”, com os professores Pablo Meira, da Universidade de Santiago de Compostela (USC) e Marcos Sorrentino, da Universidade de São Paulo (USP).
O II Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países Lusófonos é um dos eventos paralelos do XXI Seminário Educação (Semiedu2013), que ocorrerá até o dia 13, na UFMT, e conta com a participação de representantes brasileiros e de países como Suíça, Cabo Verde, Moçambique, Haiti, Angola, Espanha, Itália, Canadá e Portugal.
Michèle Sato, docente associada ao Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) é a coordenadora desse evento. Ela destaca a importância da língua como expressão máxima de uma cultura e a necessidade de interação dos países de língua portuguesa.
A realização do congresso conta com apoio do Governo Federal, que desde seu primeiro encontro presencial, em 2006, realizado em Joinville, incentiva a necessidade da articulação permanente da lusofonia. O Semiedu 2013 reunirá outros oito eventos paralelos.
As inscrições para o seminário sem a submissão de trabalhos poderão ser realizadas ainda hoje (09), no período de credenciamento.
Nos dias 10 e 11 a programação da manhã ocorrerá no auditório da Faculdade de Engenharia Florestal (FEF) e da tarde no Centro Cultural

No comments:

Post a Comment