GT 12-21
GT 12 - Ensino, Currículo e Organização Escolar
|
||
Coordenação: Ozerina Victor de Oliveira 10/09/13
Local : Sala 1 – Faculdade de Economia
(2º. Piso) 14h às 16.30
|
||
Título do
Trabalho
|
Autores
|
|
1
|
A COMUNIDADE A’UWÊ MARÃIWATSÉDÉ PARTICIPA DA CONSTRUÇÃO
DE UMA PROPOSTA DE CURRÍCULO ESCOLAR
|
LUCIANA AKEME SAWASAKI MANZANO DELUCI
MARILENE MARZARI
|
2
|
A POLÍTICA DE CICLOS EM AÇÃO NA SALA DE APOIO
PEDAGÓGICO DO 2º CICLO
|
SILVA ROSA DE OLIVEIRA
|
3
|
A PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NO CURRÍCULO ESCOLAR
|
GUSTAVO DE FARIA MOREIRA TEIXEIRA
ORIVALDO PERES BERGAS
PRISCYLLA DE OLIVEIRA
|
4
|
A REINTERPRETAÇÃO CURRICULAR NO CONTEXTO DA POLÍTICA DE
CURRÍCULO APOSTILADO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SORRISO – MT
|
JORCELINA ELISABETH FERNANDES
MARIA ELOÍSA DA SILVA
|
5
|
ANÁLISE DOCUMENTAL SOBRE A ADOÇÃO DO CURRÍCULO
APOSTILADO NA REDE MUNICIPAL DE PRIMAVERA DO LESTE - MT
|
JORCELINA ELISABETH FERNANDES
KÁTIA CRISTINA CARSE ALCOVER
|
6
|
AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS PROFESSORES E
ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM
AUTOMOBILÍSTICA EM ESCOLA FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
|
ANGELICA GOIS MORALES
JORGE LUIZ SILVA DE LEMOS
|
7
|
AULAS DE HISTÓRIA: FORMANDO ALUNOS LEITORES DE MUNDO NA
CONTEMPORANEIDADE
|
RENILSON ROSA RIBEIRO
|
8
|
CONCEPÇÕES QUE ALUNOS E PROFESSORES POSSUEM DO PROCESSO
AVALIATIVO: APROXIMAÇÕES E DIVERGÊNCIAS DA PERSPECTIVA MEDIADORA
|
EUGÊNIA MARIA DA SILVA MORAIS
NEUZA MARIA RIBEIRO DA COSTA
PAULA PECLAT DE OLIVEIRA DOS SANTOS
|
9
|
CONSTRUINDO O CONHECIMENTO NA DISCIPLINA DE LÍNGUA
PORTUGUESA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE JOGOS PEDAGÓGICOS
|
ÉRIKA PAMELA SPÓSITO DE SOUZA
GIOVANA ALEXANDRA STEVANATO
ODAIR ALVES VIEIRA
|
10
|
DILEMAS E CONFLITOS DA EQUIPE GESTORA NA ORGANIZAÇÃO DE
UMA ESCOLA EM CICLOS
|
JORCELINA ELISABETH FERNANDES
MARCIA ALVES CAMPOS ASSUNÇÃO
|
GT 12 - Ensino, Currículo e Organização Escolar
|
||||
Coordenação: Ozerina Victor de Oliveira 11/09/13
Local : Sala 1 – Faculdade de
Economia (2º. Piso) 14h às 16.30
|
||||
Título do
Trabalho
|
Autores
|
|||
11
|
DIVERSIDADE RELIGIOSA E CURRÍCULOS ESCOLARES: ENTRE
PRÁTICAS DE (DES)COLONIZAÇÃO RELIGIOSA NA CULTURA DA ESCOLA
|
ELCIO CECCHETTI
|
||
12
|
EDUCAÇÃO INTEGRAL: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE PROTEÇÃO, DE
OPORTUNIDADE CULTURAL E DE DESENVOLVIMENTO MULTIDIMENSIONAL DA PESSOA
|
CARLA SPRIZÃO PONCE
|
||
13
|
ENSINO DE GEOGRAFIA: CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM
HISTÓRICO-CULTURAL
|
HIDELBERTO DE SOUSA RIBEIRO
MARILENE MARZARI
|
||
14
|
ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL: O ESTUDO DO MEIO E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE
|
ARALI MAIZA PARMA DALSICO
|
||
15
|
ESCOLA COMO ESFERA PÚBLICA, DE TRANSFORMAÇÃO E VOZ: OS
DISCURSOS DOS ESTUDANTES SOBRE O CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
|
MAYARA BEZERRA SCARSELLI
OZERINA VICTOR DE OLIVEIRA
|
||
16
|
ESCOLA ORGANIZADA EM CICLOS NO ENSINO PÚBLICO DE MATO
GROSSO EM DISSERTAÇÕES – ANÁLISE PRELIMINAR
|
LINDINALVA ALVES DA SILVA ODI
|
||
17
|
GRUPO INTERATIVO: PRÁTICA EDUCATIVA DIFERENCIADA E ACELERADORA DA APRENDIZAGEM
|
EGLEN SILVIA PIPI RODRIGUES
MARCILENE MUNIZ MONTEIRO CONCEIÇÃO
MARIA VERONICA CORREIA DA SILVA
MARIA ZILDA RODRIGUES DE QUEIROZ
|
||
18
|
INTERVENÇÃO AMBIENTAL UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO
AMBIENTE ESCOLAR
|
ADENILSE SILVA DE JESUS
REGINALDO VIEIRA DA COSTA
SENILDE SOLANGE CATELAN
|
||
19
|
O CURRÍCULO (RE) PENSADO A PARTIR DO FENÔMENO MEIO
AMBIENTE NA ESCOLA RENEE MENEZES EM SINOP MT: UMA PROPOSTA MEDIADA PELA
FORMAÇÃO CONTINUADA
|
REGINALDO VIEIRA DA COSTA
SARA CRISTINA GOMES PEREIRA
SUELLEN KARINA ALBERTONI BARROS
|
||
20
|
O LIVRO DIDÁTICO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA
ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA "COLONIALIDADE DO SABER"
|
NATÁLIA DE OLIVEIRA DE LIMA
|
||
GT 12 - Ensino, Currículo e Organização Escolar
|
|||||
Coordenação: Ozerina Victor de Oliveira 12/09/13
Local : Sala 1 – Faculdade de
Economia (2º. Piso) 14h às 16.30
|
|||||
Título do
Trabalho
|
Autores
|
||||
21
|
PESQUISAS SOBRE A ESCOLA SARÃ: IMPLICAÇÕES E DESAFIOS
|
JUCILENE OLIVEIRA DE MOURA
OZERINA VICTOR DE OLIVEIRA
|
|||
22
|
PESSOA COM DEFICIÊNCIA E O DIREITO À EDUCAÇÃO: PARA
ALÉM DA CONSTITUCIONALIDADE
|
GLAUCIA EUNICE GONÇALVES DA SILVA
|
|||
23
|
PLANEJAMENTO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O PLANO DE AULA EM QUESTÃO
|
EVANDO CARLOS MOREIRA
FRANCISCA FRANCIELY VELOSO DE ALMEIDA
|
|||
24
|
POLÍTICA DE CURRÍCULO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE
ESTADUAL DE MATO GROSSO: INFLUÊNCIAS DE UMA COMUNIDADE EPISTÊMICA
|
ÉDERSON ANDRADE
JORCELINA ELISABETH FERNANDES
|
|||
25
|
POLÍTICAS CURRICULARES NO ENSINO SUPERIOR A PARTIR DA
ANÁLISE DE IMAGENS
|
MARIA CECILIA LOREA LEITE
RENATO DURO DIAS
|
|||
26
|
PRODUÇÕES E (RE) INTERPRETAÇÕES NO CAMPO CURRICULAR:
UMA ANÁLISE A PARTIR DE DOCUMENTOS LOCAIS.
|
ALESSANDRA RODRIGUES MOREIRA DE CASTRO
EUCARIS JOELMA RODRIGUES FERREIRA
GABRIEL DOS SANTOS KEHLER
|
|||
27
|
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ANÁLISE CRÍTICA DO COTIDIANO ESCOLAR DE UMA
REDE PRIVADA DE ENSINO
|
CAROLINE
TAFERNABERRY
CLEIDE
MADERS
DAIANE
SOUZA
PATRICIA DE SOUZA LOPES MORAIS
ROSIANE CRISTINA MAKIYAMA BOURSCHEID
|
|||
28
|
REFLETINDO SOBRE A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:
UM ENFOQUE SOBRE OS ASPECTOS METODOLÓGICOS
|
ELIZANGELA DA SILVA FEITOSA
|
|||
29
|
RELAÇÃO DAS ESCOLAS DE TABAPORÃ/ MT COM A CONSERVAÇÃO
DA AMAZÔNIA E DO CERRADO
|
RUBIA MARIA MAGAYEVSKI
SÔNIA BEATRIS BALVEDI ZAKRZEVSKI
|
|||
30
|
SERÁ QUE AS ESCOLAS DE TURNO INTEGRAL CONTEMPLAM OS
TEMPOS E AS NECESSIDADES DA INFÂNCIA EM SUA PROPOSTA DE TRABALHO?
|
CRISTIANE PEREIRA MAGALHÃES
DAVID ARENAS CARMONA
JOSIELE PIREZ DOS SANTOS DUARTE
MOACIR JULIANI
|
|||
GT 13 -
Educação e Psicologia
|
||||
Coordenação:
Sumaya Persona de Carvalho 10/09/2013
Local : Sala 02 – Faculdade de Economia 14h às 16.30
|
||||
Título do
Trabalho
|
Autores
|
|||
1
|
EVENTOS ESTRESSORES E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DE
DOCENTES DA ÁREA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
|
ELLEN CRISTINE KANASUÉ MATOS DE MOURA
TAMIRES PONCE DE SANTANA
TATIANE LEBRE DIAS
VANESSA ROSA NOGUEIRA DA SILVA
|
||
2
|
O BRINCAR ENTRE CRIANÇAS DE 5 A 6 ANOS: UMA OBSERVAÇÃO
NA BRINQUEDOTECA DA UFMT – CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS
|
ALESSANDRA PEREIRA DOMINGUES.
EGLEN SILVIA PIPI RODRIGUES
GLEICY APARECIDA DE SOUSA
MARCELO DE SOUZA
|
||
3
|
O EDUCADOR E O TRABALHO COM VALORES EM EDUCAÇÃO
AMBIENTAL: A QUESTÃO DA UNIVERSALIZAÇÃO E/OU DO RELATIVISMO
|
LISIANE ABRUZZI DE FRAGA
|
||
4
|
O ESPAÇO E O LUGAR NA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS SUJEITOS
DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICIPIO DE SINOP-MT
|
CLARICE CÔRTES
DANIELA PARECIDA ZANETTI
HERNANI LUIZ AZEVEDO
PATRÍCIA ROSINKE
|
||
5
|
O ESPAÇO E O LUGAR NA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS SUJEITOS
DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICIPIO DE SINOP-MT: COMUNICAÇÃO ORAL
|
CLARICE CÔRTES
DANIELA PARECIDA ZANETTI
HERNANI LUIZ AZEVEDO
PATRÍCIA ROSINKE
|
||
6
|
TRABALHO DOCENTE E VULNERABILIDADE AO ESTRESSE: AS
MUDANÇAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
|
ALESSANDRA RIBEIRO DE MORAES
LAIS MACIEL REZENDE
MAELISON SILVA NEVES
SUZANA ESTEVAM FERREIRA SANTANA
TATIANE LEBRE DIAS
|
||
7
|
ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL DA INFÂNCIA EM
SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO: ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA SOCIAL À
PEDAGOGIA
|
DIANA PAOLA GUTIERREZ DIAZ
NÉLITON GOMES AZEVEDO
RODRIGO LIMA RIBEIRO GOMES
|
GT 14 -
Educação Superior
|
||
Coordenação:
Maria das Graças Martins da Silva 10/09/2013 Local: Sala 03 – Faculdade de
Economia 14h às 16.30h
|
||
Título do
Trabalho
|
Autores
|
|
1
|
A (DES) COLONIALIDADE DO SABER: UM ENSAIO A PARTIR DA UNIVERSIDADE
FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO- AMERICANA (UNILA).
|
LEILA YATIM
TCHELLA FERNANDES MASO
|
2
|
A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO
SUPERIOR
|
CARLOS EDINEI DE OLIVEIRA
GEIRIELE RODRIGUES DA SILVA
HELLEN MARIA TIBURSKI
KACIANO TONHI
LUCAS DOUGLAS ROTHMUND
|
3
|
A INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE LABORAL NA ESCOLHA DO CURSO:
UMA ABORDAGEM COM TRABALHADORES-ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DE UMA
UNIVERSIDADE PÚBLICA
|
SUELLEN RODRIGUES DE OLIVEIRA MAIER
|
4
|
A PESQUISA REGIONALISTA NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO
CURSO DE DIREITO
|
JEFFERSON ANTONIONE RODRIGUES
|
5
|
A TRAJETÓRIA DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA UFMT: UM
BREVE RECORTE
|
MONIZE RODRIGUES MIRANDA
RONARA FIXINA WEIMER
TÂNIA MARIA SANTANA DOS SANTOS
|
6
|
ACOMODAÇÃO COMO PROCESSO SOCIAL FUNDAMENTAL NA PROFISSIONALIZAÇÃO
DA PSICOLOGIA HOSPITALAR
|
ANDRÉ LUIS RIBEIRO LACERDA
|
7
|
ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS EM
SALA DE AULA PARA OS ACADÊMICOS DO 6º SEMESTRE DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA
CIDADE DE COLÍDER/MT.
|
GISLENE PAZIM
LUCI TEREZINHA KROETZ FERNANDES MASO
|
8
|
DA PRÉ-GEOGRAFIA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
GEOGRÁFICO
|
LEANDRO DOS SANTOS
VALDIR RICARDO FRANCISCO
|
9
|
DESAFIOS NA INCLUSÃO DA METODOLOGIA DE PROJETOS NA
PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
|
CARMA MARIA MARTINI
REGINALDO TUDEIA DOS SANTOS
ROSANA DE OLIVEIRA SANTIAGO
|
10
|
ENADE 2006 E 2009: PANORAMA DA AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES
DOS CURSOS DE DIREITO EM MATO GROSSO
|
GISELE CRISTINA BALBO
JACKELINE NASCIMENTO NORONHA DA LUZ
PATRÍCIA SIMONE NOGUEIRA
|
GT 14 - Educação
Superior
|
||
Coordenação:
Maria das Graças Martins da Silva 11/09/2013 Local: Sala 03 – Faculdade de
Economia 14h às 16.30h
|
||
Título do
Trabalho
|
Autores
|
|
11
|
ESTADO DA ARTE DOS PLANOS NACIONAIS DA PÓS-GRADUAÇÃO
BRASILEIRA (1975 A 2011)
|
EGESLAINE DE NEZ
|
12
|
FORMAÇÃO ACADÊMICA NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM E O
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
|
EVANDO CARLOS MOREIRA
WANESSA REZENDE SOUSA
|
13
|
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM SAÚDE INTERDISCIPLINAR
(GEPSAI): UMA ALTERNATIVA DE ESTUDO E DISCUSSÃO DURANTE A GRADUAÇÃO EM UMA
UNIVERSIDADE PÚBLICA
|
ANDRÉIA VIEIRA DE GÓES
JAQUELINE PATRICIA SIQUEIRA
KAMILLA MAESTÁ AGOSTINHO
MARIAN ASSENÇÃO DE PAULA ALVES
PACÍFICA PINHEIRO CAVALCANTI
|
14
|
ÍNDICES DE REPROVAÇÃO EM CÁLCULO: BUSCANDO A
CONSCIENTIZAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA MATEMÁTICA BÁSICA NESSES NÚMEROS
|
ANDREIA CRISTINA RODRIGUES TREVISAN
EBERSON PAULO TREVISAN
HEBER FERREIRA MAFRA
|
15
|
INSTITUINDO ALTERNATIVAS PROPULSORAS PARA A CONSTRUÇÃO
DE UMA UNIVERSIDADE PLURAL
|
RICHÉLE TIMM DOS PASSOS DA SILVA
|
16
|
MONITORIA DE FARMACOLOGIA PARA O CURSO DE ENFERMAGEM:
UMA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
|
JULIANA CRISTINA MAGNANI PRIMAO
LUCINÉIA REUSE ALBIERO
PACÍFICA PINHEIRO CAVALCANTI
VALFRAN DA SILVA LIMA
|
17
|
O PAPEL DA DISCIPLINA INICIAÇÃO À PESQUISA NO
DESENVOLVIMENTO DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
|
MARISA BRITO AGUIAR
|
18
|
O PAPEL DA DISCIPLINA INICIAÇÃO À PESQUISA NO
DESENVOLVIMENTO DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
|
CLEUSA BERNADETE LARRANHAGAS MAMEDES
|
19
|
O PROFISSIONAL NÃO-DOCENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA E O
DIREITO À FORMAÇÃO CONTINUADA
|
GUELDA CRISTINA D OLIVEIRA ANDRADE
|
20
|
PERCEPÇÕES SOBRE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E O PAPEL DA
FLORESTA
|
DAMARIS TEIXEIRA PAZ
|
GT 14 -
Educação Superior
|
||||
Coordenação:
Maria das Graças Martins da Silva 12/09/2013 Local: Sala 03 – Faculdade de
Economia 14h às 16.30h
|
||||
Título do
Trabalho
|
Autores
|
|||
21
|
PERFIL DOS DOCENTES TURISMÓLOGOS ATUANTES NO ENSINO
SUPERIOR EM CUIABÁ/MT
|
ANA PAULA BISTAFFA DE MONLEVADE
|
||
22
|
PERSPECTIVAS DE FLEXIBILIZAÇÃO NO TRABALHO E EDUCAÇÃO
NA AGENDA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
|
WAINE TEIXEIRA JÚNIOR
|
||
23
|
PET INTERDISCIPLINAR: ESPAÇO DE FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM
DIALÓGICA
|
EGLEN SILVIA PIPI RODRIGUES
WAINE TEIXEIRA JÚNIOR
|
||
24
|
PRÉ-VESTIBULAR COMUNITÁRIO E ENSINO SUPERIOR PÚBLICO EM
TANGARÁ DA SERRA/MT
|
HELLEN CRISTINA DE SOUZA
MARINEZ CARGNIN-STIELER
|
||
25
|
PROGRAMA CIÊNCIAS SEM FRONTEIRAS: AS CHAMADAS PÚBLICAS
EM QUESTÃO
|
JOIRA APARECIDA LEITE DE OLIVEIRA AMORIM MARTINS
|
||
26
|
REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE CAPITAL CULTURAL NA
PERSPECTIVA DE PIERRE BOURDIEU.
|
EDNA LUZIA ALMEIDA SAMPAIO
LUIZ RODRIGUES
VANUSA APARECIDA ALMEIDA
|
||
27
|
TEORIA CRITICA DECOLONIAL: SOBRE UM VAZIO EPISTEMOLÓGICO NA ACADEMIA
BRASILEIRA
|
JOÃO JOSÉ VERAS DE SOUZA
|
||
GT 15 - Relações Raciais e Educação
|
||||
Coordenação: Maria Lúcia
Muller 10/09/2013 Local : Auditório da FAECC 14h às 16.30h
|
||||
Título do
Trabalho
|
Autores
|
|||
1
|
"PORQUE EU SOU QUEM EU SOU": REFLEXÕES SOBRE
EDUCAÇÃO E SISTEMA SOCIOEDUCATIVO
|
PAULA VARGENS
|
||
2
|
10 ANOS DE PROMULGAÇÃO DA LEI Nº 10639/03: SEUS
REFLEXOS EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR DA PERIFERIA
|
ALTAIR CAETANO
|
||
3
|
A (IN)VISIBILIDADE DO POLICIAL MILITAR FEMININO NEGRO
NA POLÍCIA MILITAR BRASILEIRA
|
MARLI DE SOUZA QUEIRÓZ
|
||
4
|
A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA
|
SILVÂNIO PAULO DE BARCELOS
|
||
5
|
A IDENTIDADE DE PROFESSORAS NEGRAS, CONSTRUÍDA A PARTIR
DA EDUCAÇÃO.
|
FLÁVIA GILENE RIBEIRO
|
||
6
|
A IGUALDADE RACIAL NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: UMA
ANÁLISE JURÍDICA
|
JORGE CORREIA DA SILVA JUNIOR
|
||
7
|
A PRESENÇA NEGRA EM VILHENA: MORADIA, TRABALHO E
ESCOLARIDADE
|
FLAVIANA FAUSTINO DA SILVA
LILIANE PEREIRA DE SOUSA
ODAIR ALVES VIEIRA
|
||
8
|
AFRICANIDADES E DENTIDADES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA:
OLHARES DOCENTES EM ITABAIANA-SE
|
ELIS RAQUEL SANTOS DE SANTANA SANTIAGO
EVANILSON TAVARES DE FRANÇA
JEANE DE JESUS SANTOS
MARIA BATISTA LIMA
MARIA DE FÁTIMA MENEZES DE JESUS
|
||
9
|
ANÁLISE DOS PROJETOS POLÍTICO PEDAGÓGICOS (PPPS) DAS
ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ALTA FLORESTA/MT À LUZ DA LEI Nº
10.639/2003
|
MARIA DAS GRAÇAS CAMPOS
SOLANGE DOS SANTOS
|
||
GT 15 - Relações Raciais e Educação
|
||||
Coordenação: Maria Lúcia
Muller 11/09/2013 Local : Auditório da FAECC 14h às 16.30h
|
||||
Título do
Trabalho
|
Autores
|
|||
10
|
D’O CABELO DE
LELÊ AOS CACHOS DA MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE
AULA A PARTIR DOS CONTOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS
|
ALIETE PEREIRA
SHEILA DIAS DA
SILVA
|
||
11
|
DIVERSIDADE,
IDENTIDADE, DIFERENÇA: A QUESTÃO MULTICULTURAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO BRASIL.
|
JORGE LUÍS
RODRIGUES DOS SANTOS
|
||
12
|
EDUCAÇÃO E
PROMOÇÃO DE IGUALDADE RACIAL: A SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM
|
ANDRÉIA
RODRIGUES SILVA
BRÍGIDA
APARECIDA DA SILVA GODOY
CANDIDA SOARES
DA COSTA
ELIARA SOUSA
DIAS
SIMONE
APARECIDA RIBEIRO LIMA
|
||
13
|
EDUCAÇÃO E
RENDA DA POPULAÇÃO PRETA NO BRASIL
|
ANA PAULA
BISTAFFA DE MONLEVADE
DEJENANA KEILA
OLIVEIRA CAMPOS
IVONETE
FERNANDES DE SOUZA
KARLA CRISTINA
DE SOUSA OLIVEIRA
VICENTE
PEDROSO DA SILVA FILHO
|
||
14
|
EDUCAÇÃO PARA
AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A DESCOLONIZAÇÃO DO CURRÍCULO: POSSIBILIDADES
ABERTAS PELA LEI 10.639/2003.
|
BENEDITA
MARQUES BORGES
EUGENIA
PORTELA DE SIQUEIRA MARQUES
FERNANDA
ALEXANDRINA DE ALMEIDA
|
||
15
|
EDUCAÇÃO PARA
AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E FORMAÇÃO DOCENTE: DILEMAS E PERSPECTIVAS
|
EUGENIA
PORTELA DE SIQUEIRA MARQUES
WILKER
SOLIDADE DA SILVA
|
||
16
|
ESTRATÉGIAS DE
ENSINO APÓS A LEI 10.639/03 PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
|
EROTILDES
PEREIRA LEITE
|
||
17
|
HERANÇA DE UMA
CIÊNCIA RACIALISTA: INTRODUÇÃO AO CENÁRIO DE PESQUISA SOBRE RELAÇÕES RACIAIS EM SAÚDE
|
CANDIDA SOARES
DA COSTA
VALDECI SILVA
MENDES
|
||
18
|
HISTÓRIAS DE
TIA NASTÁCIA: UM OLHAR ANALÍTICO ACERCA DA DESVALORIZAÇÃO DE SABERES DE TIA
NASTÁCIA EM RELAÇÃO AOS DE DONA BENTA
|
EMANOELLE
FRANCISCA DA SILVA ARRUDA
|
||
JOAO GONÇALO
DO NASCIMENTO
|
||||
GT 15 - Relações Raciais e Educação
|
|||||
Coordenação: Maria Lúcia
Muller 12/09/2013 Local : Auditório da FAECC 14h às 16.30h
|
|||||
Título do
Trabalho
|
Autores
|
||||
19
|
MÃE! EU AMO
MEU CRESPO! É MINHA IDENTIDADE!
|
CLEONICE
PEROTONI
MICHELE DE
OLIVEIRA LAGE
OLIMPIA
TEREZINHA DA SILVA HENICKA
ROSANGELA
FERREIRA NOBRE ROMERA
|
|||
20
|
NEGRO, EU?
NÃO. NEGRO É MEU ALUNO!
|
EMANOELLE
FRANCISCA DA SILVA ARRUDA
JOAO GONÇALO
DO NASCIMENTO
|
|||
21
|
O NEGRO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UM DEBATE EM ABERTO
|
MARIA LÚCIA RODRIGUES MULLER
NILMA DA CUNHA GODOI
|
|||
22
|
O OLHAR IMPERIAL NA CONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA ÚNICA DA
ÁFRICA
|
JOÃO FELIPE ASSIS DE FREITAS
|
|||
23
|
PERCEPÇÕES DE CRIANÇAS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
SOBRE AFRICANIDADES NA SOCIEDADE E NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO EM DUAS ESCOLAS
SERGIPANAS
|
ELIS RAQUEL SANTOS DE SANTANA SANTIAGO
EVANILSON TAVARES DE FRANÇA
HERMÍNIA RAFAELA PEREIRA DOS SANTOS.
MARIA BATISTA LIMA
|
|||
24
|
RECONHECIMENTO E PERTENCIMENTO: NARRATIVAS DE SER NEGRO E SUA FORMAÇÃO
PROFISSIONAL
|
MARIA LUIZA TROIAN
|
|||
25
|
RELAÇÕES RACIAIS E IDEOLOGIAS DO BRANQUEAMENTO NOS
LIVROS DIDÁTICOS
|
MAURECI MOREIRA DE ALMEIDA
|
|||
26
|
RELAÇÕES RACIAIS NO CONTEXTO DA ESCOLA MUNICIPAL MENINO
DEUS - UM ESTUDO DE CASO
|
ANAIR.BONGIOVANI
CLEONICE PEROTONI
|
|||
27
|
UM OLHAR SOBRE AS REPRESENTAÇÕES DE PESSOAS QUE
CIRCUNDAM PELO LIVRO DIDÁTICO NO AMBIENTE ESCOLAR.
|
CANDIDA SOARES DA COSTA
FABIANE PASSARINI MARQUES
JULIANNA SILVA PEREIRA
MARTA ANDREIA ESTANCARE PINHEIRO
|
|||
GT 16 -
Educação e Linguagem
|
||
Coordenação: Ana Arlinda de Oliveira 10/09/2013 Local : Sala 04 - Faculdade de
Economia 14h às 16.30h
|
||
Título do
Trabalho
|
Autores
|
|
1
|
A ESSENCIALIDADE DA LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO DO
LEITOR NO PENSAR E NO FAZER DOCENTE
|
ANA ARLINDA OLIVEIRA
MAURECILDE LEMES DA SILVA SANTANA
|
2
|
A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA NA EDUCAÇÃO
CONTEMPORÂNEA
|
ANÉZIO MARTINS SANTANA
EVANDO CARLOS MOREIRA
|
3
|
A INTERDISCURSIVIDADE COMO CONSTRUÇÃO DE SENTIDO DAS
VERSÕES MODERNISTAS DA CANÇÃO DO EXÍLIO
|
NÁDIA CRISTINA DA SILVA SANTOS
|
4
|
ARTE: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
|
ANA ARLINDA OLIVEIRA
GUSTAVO CUNHA DE ARAÚJO
|
5
|
ENSINAR A LER? A INFLUÊNCIA DO EXEMPLO
|
GEISIÉLLY DE SOUZA SANTOS CASTAMAN
ROSIANE DO ROCIO KIRSCHKE CORRÊA
SANDRA MARIA PALUDOLEITE
|
6
|
ENSINO DA ARTE E CULTURA DE CUIABÁ
|
EUNICE MARIA DAL' MASO
|
7
|
ENTRE MÃOS E LÍNGUAS: A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA COMO
SEGUNDA LÍNGUA.
|
CARMEN LÚCIA DE OLIVEIRA MELO
|
8
|
INFÂNCIA E MÍDIA: RELAÇÕES COM ALFABETIZAÇÃO E
LETRAMENTO, O QUE REVELAM OS DESENHOS E ATIVIDADES ESCOLARES DE UMA CRIANÇA?
|
EVANDRO SALVADOR ALVES DE OLIVEIRA
|
9
|
LINGUAGEM E EDUCAÇÃO: LITERATURA INFANTOJUVENIL E AS
RAÍZES POPULARES
|
ANNA MARIA RIBEIRO F. MOREIRA DA COSTA
ROSEMAR EURICO COENGA
|
10
|
MEMÓRIAS DE PRÁTICAS NA ALFABETIZAÇÃO NO CENÁRIO
EDUCATIVO DE VÁRZEA GRANDE- MT
|
IEDA RAMONA DO AMARAL
|
11
|
MOSTRA LITERÁRIA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA TODAS AS
ÁREAS
|
DANIELA BONFIM DE CASTRO
ELOETE CANTON
JULLY RAFAELLE DA SILVA BRITO
MARISA MAIA DE AMORIM LEITE
NILZO DIAS DA SILVA
|
12
|
PORQUE TRABALHAR COM PROJETOS EM LÍNGUA PORTUGUESA.
ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE: “CONTOS DE FADAS”
|
JAQUELINE FREIRE BISPO
JOCIMARA MARIA RAMOS
PATRICIA ELBES DE OLIVEIRA LEITE
|
GT 17 -
Educação Infantil
|
|||
Coordenação: Daniela
B.da Silva Freire Andrade 10/09/2013 Local : Auditório - Faculdade
de Economia 14h às 16.30h
|
|||
Título do
Trabalho
|
Autores
|
||
1
|
A AULA DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA LEITURA DAS
PROFESSORAS E AUXILIARES DE CLASSE DE CRIANÇAS DE 2 A 5 ANOS DE IDADE.
|
TÁSSIA LUIZ DA COSTA PORTO
|
|
2
|
A GESTÃO DEMOCRÁTICA COMO FACILITADORA DA PARTICIPAÇÃO
DA FAMÍLA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A EXPERIÊNCIA NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
DE CAMPO GRANDE/MS
|
ILZA ALVES PACHECO
SUELY CRISTINA SOARES DA GAMA
|
|
3
|
AS LENTES MANOELINAS: DELÍRIOS DE UM OLHAR SOBRE A
INFÂNCIA
|
MARIA ELIZABETE NASCIMENTO DE OLIVEIRA
|
|
4
|
BERÇÁRIO: O ESPAÇO REAL, O ESPAÇO IDEAL E AS
POSSIBILIDADES
|
DANIELA FREIRE
LUCIANE CLEONICE DURANTE
MANUELA TONIAZZO BRAGA
SIMONE BERIGO BUTTNER
|
|
5
|
COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS NA SOCIALIZAÇÃO DE CRIANÇAS
NA EDUCAÇÃO INFANTIL
|
JÁDERSON MARLON DE LIMA MARQUES
VINICIUS SILVA SANTOS
|
|
6
|
CRIANÇAS EM MOVIMENTO NO ESPAÇOTEMPO DA EDUCAÇÃO
INFANTIL: NARRATIVAS DE COTIDIANO
|
ELIZIANE SENES ALVES
MARITZA MACIEL CASTRILLON MALDONADO
|
|
7
|
DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO
|
HELEN MACIEL DA SILVA
LEIVA CUSTODIO PEREIRA
|
|
8
|
DOCUMENTAR AS AÇÕES DAS CRIANÇAS: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE 0 A 3 ANOS
|
IRENE CARRILLO ROMERO BEBER
MARIA CARMEM SILVEIRA BARBOSA
|
|
GT 17 -
Educação Infantil
|
|||||
Coordenação: Daniela
B.da Silva Freire Andrade 11/09/2013 Local : Auditório - Faculdade de Economia 14h
às 16.30h
|
|||||
Título do
Trabalho
|
Autores
|
||||
9
|
EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA POSSÍVEL APROXIMAÇÃO ATRAVÉS DAS
CIRANDAS INFANTIS DO MST
|
FÁBIO ACCARDO DE FREITAS
|
|||
10
|
FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AÇÃO
INDISPENSÁVEL PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA CONSISTENTE
|
MARIA IZETE DE OLIVEIRA
ROSANE PENHA MENDES
|
|||
11
|
FORMAÇÃO DE DOCENTES DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM CURSOS DE
PEDAGOGIA
|
VIVIANE DRUMOND
|
|||
12
|
INFÂNCIA E ESPACIALIDADE, NAS TRAMAS PUXANDO OS FIOS
(DES)COLONIALIDADE E CULTURA
|
KATHERINE CILAE BENEDICT
|
|||
13
|
LEITURA X ESCRITA X BRINCADEIRA: O QUE ESPERAM DA
EDUCAÇÃO INFANTIL?
|
FABIANA MUN IZ MELLO FÉLIX
LUCIMARA VIEIRA DE SOUZA BARBOSA
RENATA CRISTINA DE LACERDA CINTRA BATISTA NASCIMENTO
|
|||
14
|
LITERATURA INFANTIL: A IDEOLOGIA DO PODER DOMINANTE
SUBJACENTE NA OBRA O SOFÁ ESTAMPADO DE LYGIA BOJUNGA NUNES
|
GISELI DE ALMEIDA ALVES OLIVEIRA
|
|||
15
|
O HOSPITAL COMO LUGAR SEGUNDO EDUARDO
|
DANIELA FREIRE
MONA LISA REZENDE CARRIJO
|
|||
16
|
PENSAR A CRIANÇA: A EXPECTATIVA DE ESTUDANTES DE CURSOS
DE PEDAGOGIA DO BRASIL E DE PORTUGAL
|
ALBERTO ALBUQUERQUE GOMES
DULCINÉIA BEIRIGO DE SOUZA
SILVIA ADRIANA RODRIGUES
SIMONE BRANDOLT FAGUNDES
|
|||
Coordenação: Daniela
B.da Silva Freire Andrade 12/09/2013 Local : Auditório - Faculdade
de Economia 14h às 16.30h
|
|||||
17
|
PESQUISAR COM AS CRIANÇAS: O DESAFIO DE APREENDER OS
SENTIDOS DOS CORPOS EM MOVIMENTO NOS ESPAÇOS E TEMPOS DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO
INFANTIL
|
IRENE CARRILLO ROMERO BEBER
MARIA CARMEM SILVEIRA BARBOSA
|
|||
18
|
PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAÇÃO, IDENTIDADE, E
SABERES
|
CARLA GRACIETE LIMA DOS SANTOS
ELISÂNGELA RODRIGUES FURTADO
|
|||
19
|
REDE DE SIGNIFICAÇÕES: A DANÇA COMO LINGUAGEM CORPORAL
NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
|
ANDRÉIA MODANESE
JAQUELINE PASUCH
|
|||
20
|
REFLEXÕES SOBRE O ESPAÇO E A EDUCAÇÃO INFANTIL
|
LUCIANE CLEONICE DURANTE
MANUELA TONIAZZO BRAGA
SIMONE BERIGO BUTTNER
|
|||
21
|
REPRESENTAÇÃO SOCIAL SOBRE A CRECHE SEGUNDO ACADÊMICOS
DE PEDAGOGIA: UM RECORTE DE CARÁTER LONGITUDINAL
|
DANIELA FREIRE
ÉRICA NAYLA HARRICH TEIBEL
NAIARA DOS SANTOS NIENOW
|
|||
22
|
SIGNIFICAÇÕES ACERCA DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA
EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
|
DANIELA FREIRE
GIOVANNA LOBIANCO SILVEIRA
|
|||
23
|
SIMETRIA: PERCEPÇÕES, PRÁTICAS E SIGNIFICAÇÕES
|
BERNADETE ADOLFINA DOS SANTOS
IZABEL ANTUNES DE SOUSA
|
|||
GT 18 -
Educação e Comunicação
|
|||
Coordenação: Cristiano Maciel 10/09/2013 Local : Sala 10 - IE 14h às 16.30h
|
|||
Título do
Trabalho
|
Autores
|
||
1
|
COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO NA TERCEIRA IDADE: UMA
EXPERIÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE
|
DAYSE DAYANE ANDRADE DOS SANTOS
REILA MÁRCIA BORGES RODRIGUES
WAGHMA FABIANA BORGES RODRIGUES
|
|
2
|
CULTURA DA DOCÊNCIA: USO, APROPRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
DE MATERIAIS EDUCATIVOS APLICADOS AO ENSINO
|
ANTÔNIO VITAL MENEZES DE SOUZA
VINICIUS SILVA SANTOS
|
|
3
|
CURRÍCULOS PEDAGÓGICOS DA ÁREA DA SAÚDE COM O ENFOQUE
NAS COMPETÊNCIAS COMUNICACIONAIS.
|
KÁTIA MOROSOV ALONSO
MARIA CRISTINA GUIMARO ABEGÃO DA SILVEIRA
|
|
4
|
EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE - RELATOS DE EXPERIÊNCIA: NOSSA
SENHORA DO LIVRAMENTO E CANJICA
|
LOHAINE BARBOSA LOHMANN
PRISCILLA DE ALMEIDA CARDOSO
|
|
5
|
EDUCAR COMUNICANDO: O JORNAL ESCOLAR EM NOSSA SENHORA
DO LIVRAMENTO
|
BENEDITO DIELCIO MOREIRA
ELISA CALVETE ULEMA RIBEIRO
GABRIEL SOARES BARBOSA
|
|
6
|
EDUCOMUNICAÇÃO CIENTÍFICA PELA PESQUISA
|
BENEDITO DIELCIO MOREIRA
DANIEL MASSAKI MORITA
|
|
7
|
HISTÓRIAS E MEMÓRIAS: RELATOS E EXPERIÊNCIAS VIVIDOS
PELA CLASSE TRABALHADORA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO PROGRAMA DE TELEVISÃO
SOCIOKÊ
|
FLAVIANE MÔNICA CHRIST
LEOZIL RIBEIRO DE MORAES JUNIOR
|
|
8
|
O USO DAS TIC EM PROL DE UMA EDUCAÇÃO DE SURDOS PAUTADA
NOS PRECEITOS DO DESING UNIVERSAL: UM RELATO DE PESQUISAS
|
SORAIA SILVA PRIETCH
|
|
GT 19 -
Trabalho e Educação
|
|||
Coordenação: Edson Caetano 10/09/2013 Local: Sala 01 - ICHS 14h às 16.30h
|
|||
Título do
Trabalho
|
Autores
|
||
1
|
A CONSTRUÇÃO DA PERSPECTIVA GRAMSCIANA DE EDUCAÇÃO
|
NÉLITON GOMES AZEVEDO
RODRIGO LIMA RIBEIRO GOMES
|
|
2
|
A RELAÇÃO ENTRE O MUNDO DO TRABALHO E A EDUCAÇÃO
PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: VIVÊNCIAS DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
GESTÃO DE TURISMO DO IFS
|
CRISTIANE SANTOS PICANÇO
|
|
3
|
AUTOGESTÃO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: LIMITES E
POSSIBILIDADES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE SUJEITOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA
|
CLÓVIS VAILANT
JOSÉ JACONIAS DA SILVA
SANDRO BENEDITO SGUAREZI
|
|
4
|
CONTRADIÇÕES DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE
PRELIMINAR DO PRONATEC
|
ELIZETH GONZAGA DOS SANTOS LIMA
HELOISA SALLES GENTIL
MAELISON SILVA NEVES
TATIANE LEBRE DIAS
|
|
5
|
EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO PARA MELHORIA DAS CONDIÇÕES
LABORAIS DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DA CIDADE DE NATAL, RIO GRANDE
DO NORTE, BRASIL
|
CILIANA REGINA COLOMBO
MARIA DE FATIMA DE SOUZA
MARIANNE TORRES DA COSTA TEIXEIRA
MARJORIE DA FONSECA E SILVA MEDEIROS
SABRINA KARLA RODRIGUES DE OLIVEIRA
|
|
6
|
FRAGILIDADES E NECESSIDADES FORMATIVAS NO ENSINO MÉDIO
INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO POLO DE SINOP
|
IVONEI ANDRIONI
JOSÉ ALDAIR PINHEIRO
ROSE MARCIA DA SILVA
SILVANA F. GAZZOLA PINHEIRO
|
|
7
|
PRODUÇÃO ASSOCIADA, CULTURA E FOLCLORE
|
MARILIA DE ALMEIDA SILVA
|
|
8
|
PRODUÇÃO ASSOCIADA: NÓS SONHAMOS E CONCRETIZAMOS O
SONHO
|
LIRIAN KELI DOS SANTOS
WILLIAM KENNEDY DO AMARAL SOUZA
|
|
9
|
RESISTÊNCIA POPULAR: SABERES E EXPERIÊNCIAS DE UMA
COMUNIDADE TRADICIONAL QUILOMBOLA DE MT
|
CAMILA EMANUELLA PEREIRA NEVES
EDSON CAETANO
|
|
10
|
TRABALHO ASSOCIADO: AS ARTESÃS MODELANDO AS PEÇAS E A
VIDA
|
EDSON CAETANO
|
|
ILZA NUNES DA CUNHA POLINI
|
|||
11
|
TRABALHO E EDUCAÇÃO EM COMUNIDADES TRADICIONAIS: UMA
REFELXÃO SOCIOLÓGICA
|
CHRISTIANY REGINA FONSECA
|
|
EDSON CAETANO
|
|||
12
|
TRABALHO, ALIENAÇÃO E PRODUÇÃO ASSOCIADA
|
LIRIAN KELI DOS SANTOS
|
|
WILLIAM
KENNEDY DO AMARAL SOUZA
|
|||
GT 20 - Educação
e Povos Indígenas
|
||
Coordenação:
Maria Aparecida Rezende – Beleni Saléte Grando Dia 10/09/2013
Local: Sala 11 – Instituto de Educação 14h às 16.30h
|
||
Título do
Trabalho
|
Autores
|
|
01
|
PEDAGOGIA DA RODA: DESCOLONIZANDO SABERES COM OS POVOS
INDÍGENAS
|
JOAO CARLOS GOMES
KASSIA PRISCILLA GONÇALVES DE ALMEIDA
VANDERLEIA BARBOSA DA SILVA
|
02
|
LITERATURA INDÍGENA, DESCOLONIALIDADE DO SABER: OS
ÍNDIOS COMO PROTAGONISTAS DE UM RECURSO PARA O ENSINO DA CULTURA INDÍGENA NAS
ESCOLAS
|
ROSINERE EVARISTO CARVALHO
|
03
|
(DES)COLONIALIDADES NA LITERATURA INDÍGENA: NOVAS
PERSPECTIVAS
|
ANNA MARIA RIBEIRO F. MOREIRA DA COSTA
ROSEMAR EURICO COENGA
|
04
|
PERSPECTIVAS PÓS-COLONIAIS NA ANÁLISE DOS DIZERES
POPULARES SOBRE AS NOTÍCIAS INDÍGENAS VINCULADAS NA MÍDIA ELETRÔNICA DE MATO
GROSSO DO SUL
|
ADIR CASARO NASCIMENTO
CARLOS MAGNO NAGLIS VIEIRA
|
05
|
LUÍS CÉSAR CASTRILLON MENDES
|
|
06
|
DA’ UPARI’ WA: OS A’ UWÊ -MARÃIWATSÉDÉ BUSCAM A
SUSTENTABILIDADE EM SEU TERRITÓRIO ANCESTRAL
|
CAROLINA REWAPTU
COSME RITÉ
FLÁVIA CUNHA LIMA
|
GT 20 - Educação
e Povos Indígenas
|
||
Coordenação:
Maria Aparecida Rezende – Beleni Saléte Grando Dia 11/09/2013
Local: Sala 11 – Instituto de Educação 14h às 16.30h
|
||
Título do
Trabalho
|
Autores
|
|
01
|
CONSIDERAÇÕES ACERCA DA PERTINENCIA DO DIÁLOGO ENTRE OS
SABERES SOBRE ESPIRITUALIDADE DE JOVENS E DE IDOSOS NAS PRATICAS DE CUIDADO
DOS TREMEMBÉ-CE
|
JON ANDERSON MACHADO CAVALCANTE
|
02
|
SABERES E FAZERES AUTÓCTONES DO POVO BORORO:
CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INTERCULTURAL INDÍGENA
|
FÉLIX RONDON ADUGOENAU
|
03
|
ESCOLA INDÍGENA BORORO E CONHECIMENTOS
TRADICIONAIS: O RESTRITO E O POSSÍVEL
|
LEILA APARECIDA DE SOUZA
|
04
|
AS IDAS E VINDAS DE UMA ESCOLA CHIQUITANA
|
JOSÉ SANTANA DE MACÊDO
ALOIR PACINI
|
05
|
A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA CHIQUITANO: NO TEMPO E ESPAÇO DO
CURUSSÉ
|
BELENI SALÉTE GRANDO
LETICIA ANTONIA DE QUEIROZ
|
06
|
ATENÇÃO À SAÚDE E OS IDEÁRIOS DE PAULO FREIRE:
CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE INDÍGENA
|
LETICIA ANTONIA DE QUEIROZ
|
GT 20 - Educação
e Povos Indígenas
|
||
Coordenação:
Maria Aparecida Rezende – Beleni Saléte Grando Dia 12/09/2013
Local: Sala 11 – Instituto de Educação 14h às 16.30h
|
||
Título do
Trabalho
|
Autores
|
|
01
|
O PREPARO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES NO
PROCESSO FORMATIVO DE INDÍGENAS NA UFMT CAMPUS SINOP
|
MICNEIAS TATIANA DE SOUZA LACERDA BOTELHO
|
02
|
PROINDI?: CIDADANIA OU BENESSE?
|
MARCIA CRISTINA VERDEGO GONÇALVES
|
03
|
10 ANOS DE AÇÃO AFIRMATIVA PARA INDÍGENAS NA UEMS:
AVALIANDO RESULTADOS
|
BEATRIZ DOS SANTOS LANDA
|
04
|
A SITUAÇÃO DE ESTUDANTES INDÍGENAS EM ESCOLAS URBANAS
EM JI-PARANÁ/RO: UMA DISCUSSÃO PRELIMINAR
|
VANUBIA SAMPAIO DOS SANTOS
|
05
|
OS DESENHOS DOS ALUNOS INDÍGENAS NA ESCOLA URBANA DA
CIDADE DE DOURADOS – MS
|
SELMA DAS GRAÇAS DE LIMA
|
06
|
OS POVOS INDÍGENAS NO CURRÍCULO E A LEI 11.645/2008: A
REALIDADE ESCOLAR COM BASE NA SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO MARANHÃO -
SEDUC-MA
|
ANDRÉA RODRIGUES DE SOUZA
|
GT 20 - Educação
e Povos Indígenas
|
||
Coordenação:
Maria Aparecida Rezende – Beleni Saléte Grando Dia 13/09/2013
Local: Sala 11 – Instituto de Educação 14h às 16.30h
|
||
Título do
Trabalho
|
Autores
|
|
01
|
EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA OS POVOS INDÍGENAS: ENTRE O
MULTICULTURALISMO E O INTERCULTURALISMO
|
SOLEDAD BECH GAIVIZZO
|
02
|
UMA DUPLA FACE: A ESTRUTURAÇÃO DE UMA ESCOLA E A
CONSTRUÇÃO DE UM PRÉDIO ESCOLAR.
|
ALOIR PACINI
MARLUCE CONCEIÇÃO ALMEIDA DA SILVA
|
03
|
COMO APRENDEM AS CRIANÇAS NA VILA NOVA BARBECHO
|
SOILO URUPE CHUE
ALOIR PACINI
|
04
|
NORBERT ELIAS E A PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA: A RELAÇÃO
DOS NÃO-ÍNDIOS COM OS ÍNDIOS
|
RAQUEL FURTUNATO DA SILVA
|
05
|
OS SABERES E FAZERES NO ATENDIMENTO À SAÚDE INDÍGENA EM
UM HOSPITAL EM CUIABÁ-MT
|
ADRIANE APARECIDA DE FREITAS SILVA
|
06
|
ETNIA CHIQUITANO: A INTERFACE COM A SOCIEDADE
ENVOLVENTE DA REGIÃO DE CÁCERES – MT
|
ADRIANA NEZEIR DE ALMEIDA DUARTE
ADRIANE CRISTINE SILVA
|
GT 21 -
Educação do Campo
|
||
Coordenação: Lindalva Garske 10/09/2013
Local: Sala 05 da
Faculdade de Economia (2º. Piso) 14h às 16.30h
|
||
Título do
Trabalho
|
Autores
|
|
1
|
A IMPORTANCIA DO LÚDICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM
|
CRISTIANE DANTAS DE SOUZA PLETSCH
GESABEL LOPES DE SOUZA
IVANIR GONÇALVES ALVES
NILCI SALETE GRANELLA OENNING
ROSÂNGELA MENDES BORGES ERMITA
|
2
|
A REALIDADE DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PRATICADA NO NORTE
MATO-GROSSENSE: ANÁLISE DE PERCURSO E IDENTIFICAÇÃO DE NECESSIDADES
|
EVERALDO ANTONIO DILL
|
3
|
ALTERNATIVAS DE INTEGRAÇÃO DAS ESCOLAS DO CAMPO A
PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO NA ESCOLA SANTO ANTÔNIO, MUNICÍPIO DE
CONFRESA/MT
|
EDINETH FRANÇA
|
4
|
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: LIMITES E POSSIBILIDADES
NA EXPERIÊNCIA DO ACAMPAMENTO ALTO CELESTE (PORANGA) – VERA/MT
|
JUCIMARA APARECIDA DE LIMA
LUCIANE ROCHA FERREIRA
|
5
|
EDUCAÇÃO DO CAMPO: EXPERIÊNCIAS DE LUTAS E CONQUISTAS
|
ANA MARIA DOS REIS
MARIA LUIZA TROIAN
THIELIDE VERONICA DA SILVA PAVANELLI TROIAN
|
6
|
EDUCAÇÃO FÍSICA DO/NO CAMPO, MEIOS E MECANISMOS PARA A
EMANCIPAÇÃO DA FRONTEIRA EDUCACIONAL
|
ANA CARRILHO ROMERO GRUNENNVALDT
CIRLEI DA APARECIDA BRANDÃO
JOSÉ TARCÍSIO GRUNENNVALDT
VALTESON CLEITON PEREIRA
WIRISLEY LUIZ DE OLIVEIRA
|
7
|
EM BUSCA DE UMA PEDAGOGIA DE AUTONOMIA NAS ESCOLAS DO
CAMPO
|
ANDRÉIA MOREIRA
JOELMA TEREZA DE SOUZA BRITO
MARCIA APARECIDA DE BARROS DA CRUZ
MÁRCIA CARDOSO DA COSTA DO NASCIMENTO
|
8
|
EXPECTATIVAS ACERCA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: A FALA DOS
GESTORES DE ESCOLAS RURAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE RONDONÓPOLIS/MATO
GROSSO
|
ALINE FERNANDA DE SOUZA
LEIDIANE GOMES DE SOUZA
LINDALVA MARIA NOVAES GARSKE
OSMAR ANTÔNIO MAGNABOSCO
|
GT 21 -
Educação do Campo
|
||
Coordenação: Lindalva Garske 11/09/2013
Local: Sala 05 da
Faculdade de Economia (2º. Piso) 14h às 16.30h
|
||
Título do
Trabalho
|
Autores
|
|
9
|
O IFMT – CAMPUS SÃO VICENTE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:
‘ENTRELAÇO OU EMBARAÇO’ DE CONCEPÇÕES EDUCATIVAS?
|
RONALDO SENRA
|
10
|
O PROFESSOR DAS ESCOLAS DO CAMPO: TRABALHADOR DE DUPLA
JORNADA DE TRABALHO
|
ALCEU ZÓIA
ODIMAR JOÃO PERIPOLLI
|
11
|
OBSERVAÇÃO E PRÁTICAS DE DOCÊNCIA DESENVOLVIDAS NA
ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA APARECIDA NO ASSENTAMENTO SAPIQUÁ – MUNICÍPIO
DE CÁCERES.
|
ANDRÉIA MOREIRA
JOELMA TEREZA DE SOUZA BRITO
JUCILENE DE OLIVEIRA MARTINS
LAUDEMIR LUIZ ZART
MARCIA APARECIDA DE BARROS DA CRUZ
|
12
|
PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES PARA O
ENFRENTAMENTO DAS SITUAÇÕES-PROBLEMA DA AGRICULTURA FAMILIAR DE FREDERICO
WESTPHALEN
|
ANILCE ANGELA ARBOIT
LUCI MARY DUSO PACHECO
VANESSA DAL CANTON
|
13
|
REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO EM MATO GROSSO
|
MARIA DA ANUNCIAÇÃO PINHEIRO BARROS NETA
VERÔNICA MORENO MACHADO
|
14
|
REFLEXÕES SOBRE A REPRESENTAÇÃO DAS CATEGORIAS
FREIREANAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ASSENTAMENTO DE REFORMA AGRÁRIA NO
AMAPÁ
|
RISOLETE NUNES DE OLIVEIRA ARAUJO
|
15
|
RELAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E A
AGRICULTURA FAMILIAR
|
ANILCE ANGELA ARBOIT
LUCI MARY DUSO PACHECO
VANESSA DAL CANTON
|
16
|
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA: GRUPO DE ESTUDOS SOBRE A
EDUCAÇÃO DO CAMPO
|
ANDRÉIA MOREIRA
JUCILENE DE OLIVEIRA MARTINS
LAUDEMIR LUIZ ZART
MARCIA APARECIDA DE BARROS DA CRUZ
MÁRCIA CARDOSO DA COSTA DO NASCIMENTO
|
17
|
SIGNIFICADOS E EXPECTATIVAS QUE OS INGRESSANTES DA ÁREA
DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANIDADES ATRIBUEM AO CURSO DE LICENCIATURA EM
EDUCAÇÃO DO CAMPO
|
TATIANE CAMPOS DOS SANTOS
|
No comments:
Post a Comment