GT 1 - Educação
a Distância
|
||
Coordenação:
Kátia Morosov Alonso - Dia 10/09/2013 - Local:
Auditório I ICHS 14 às 17h
|
||
Título do
Trabalho
|
Autores
|
|
1
|
A AUTONOMIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NAS VOZES DE
EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DO NEAD/UFMT
|
ANA PAULA KUHN
KARINA BARTOLOMEU ALVES
KATIA BARTOLOMEU ALVES
|
2
|
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE
MATO GROSSO: CAMINHOS E DESAFIOS
|
ALEXANDRE FERREIRA ALENCAR
KELIS ESTATIANE DE CAMPOS
TANIA MARIA MACIEL GUIMARÃES
|
3
|
A FORMAÇÃO DE EDUCADORES PELA PESQUISA, MEDIADOS PELA
TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
|
CARMEN DE FÁTIMA F. MARINHO CALIXTO
FERNANDA DE ARRUDA MACHADO
|
4
|
A PERCEPÇÃO DO ALUNO EAD DO CURSO DE ATUALIZAÇÃO
ENERGIAS DO BIOGÁS DA FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU BINACIONAL
|
BELONI CELSO
LEANDRO FRANZEN
|
5
|
ENSINO/APRENDIZAGEM DE INSTRUMENTO A DISTÂNCIA:
MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA E INTERAÇÃO EM TEMPO REAL
|
CLAUDIO ALVES BENASSI
|
6
|
FÓRUNS DE DISCUSSÃO: ANÁLISE DE ARTIGOS E METODOLOGIAS
DE PESQUISA
|
CRISTIANO MACIEL
KÁTIA MOROSOV ALONSO
LOIDE ROSA SOARES
VINÍCIUS CARVALHO PEREIRA
|
7
|
O SISTEMA INTERATIVO DE AVALIAÇÃO DE AMBIENTES
E-LEARNING- SIA-AE: ELEMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA
|
KÁTIA MOROSOV ALONSO
ROSANA ABUTAKKA VASCONCELOS DOS ANJOS
|
8
|
O USO DAS TICS NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO HISTÓRICO E
GEOGRÁFICO DAS PRIMEIRAS ESCOLAS DE VILA RICA – MT
|
ELEANDRA NEGRI COSTA
PATRÍCIA PEREIRA DA SILVA
|
9
|
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: OS ENTRAVES DA
FORMAÇÃO DISCENTE
|
LUCI TEREZINHA KROETZ FERNANDES MASO
ROSANGELA DOS SANTOS APOLINARIO
|
10
|
UMA REALIDADE VIRTUAL: HIPERTEXTO
|
CLAUDIA LUCIA LANDGRAF VALERIO
DOLORES APARECIDA GARCIA
|
GT 2 - Educação de Diversidades culturais
|
|||
Coordenação:
Suely Dulce de Castilho sala 60 – Instituto de Educação (IE) Data:
10/09/2013 - 14h às 16.30
|
|||
Título do Trabalho
|
Autores
|
||
1
|
“ESCOLAS DAS ÁGUAS”: A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO
MULTICULTURAL A PARTIR DO CONHECIMENTO TRADICIONAL DOS ALUNOS
|
PATRÍCIA HONORATO ZERLOTTI
|
|
2
|
A CULTURA CORPORAL E O LUGAR DO CORPO DOS BANANEIROS,
PEIXEIROS E ACOUGUEIROS DA FEIRA DA MANAUS MODERNA COMO EXPRESSÃO DO
CAPITALISMO
|
ARTEMIS DE ARAUJO SOARES
SORAYA DE OLIVEIRA LIMA
|
|
3
|
A INCLUSÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL NO ÂMBITO ESCOLAR
|
DAIANE SOUZA
MOACIR JULIANI
PATRICIA DE SOUZA LOPES MORAIS
ROSIANE CRISTINA MAKIYAMA BOURSCHEID
|
|
4
|
BONECA KARAJÁ: SENTIDOS DO INTANGÍVEL
|
ALINE MAIRA BATISTELLA
|
|
5
|
CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: CONTRIBUIÇÕES E
DESAFIOS PARA INSERIR ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NAS TURMAS
REGULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL
|
MARCELLA PEREIRA DA CUNHA CAMPOS
RITA DÁCIO FALCÃO
|
|
6
|
CONSELHO TUTELAR: MECANISMO DE INTERFACE ENTRE O PODER
JUDICIÁRIO, A ASSISTÊNCIA SOCIAL E A EDUCAÇÃO
|
CRISTIANE DE OLIVEIRA
LIDYANE DARLEM DOS SANTOS PACHECO
SORAIDE ISABEL FERREIRA
|
|
7
|
DANÇA NA ESCOLA: PRÁTICA PEDAGÓGICA, RELAÇÕES
ÉTNICO-RACIAIS E CULTURA NA ESCOLA
|
SUELI DE FATIMA XAVIER RIBEIRO
|
|
8
|
DIVERSIDADE SEXUAL, DIREITOS HUMANOS E TOLERANCIA:
PORQUE NÃO PARA OS LGBT?
|
ELISEU RISCAROLI
|
|
GT 2 - Educação de Diversidades culturais
Coordenação:
Maria da Anunciação P.Barros Neta -
Local : sala 60 - Instituto de
Educação (IE) 11/09/2013 14 às
16.30
|
|||
9
|
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MATO GROSSO: DESAFIOS E
PERSPECTIVAS
|
EDINEIA NATALINO DA SILVA SANTOS
ILMA FERREIRA MACHADO
|
|
10
|
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL COMO ESTRATÉGIA POSSÍVEL A
SUPERAÇÃO DE ESTEREÓTIPOS NA PERSPECTIVA DA LEI 10.639/2003
|
DANIELLE LIMA SILVA
EVANILSON TAVARES DE FRANÇA
ILDEMA GOMES ARAGÃO
JAMILLE DE ANDRADE AGUIAR ALVES
ROSE MARY DE JESUS BARROS BARBOSA
|
|
11
|
EM BUSCA DO MAPEAMENTO SOCIAL DE GRUPOS, CONFLITOS,
PROGRAMAS E/OU PROJETOS AMBIENTAIS DO MUNICÍPIO DE DIAMANTE DO OESTE – PR NA
BACIA DO PARANÁ 3 - BP3
|
ANELIZE QUEIROZ AMARAL
GUSTAVO HENRIQUE DOS REIS
|
|
Título do Trabalho
|
Autores
|
||
12
|
ENSINO EM COMUNIDADES TRADICIONAIS: EDUCAÇÃO OU
IMPOSIÇÃO?
|
MONIQUE MARQUES DE FARIA
PEDRO SALDANHA FRANTZ
|
|
13
|
FESTA DE SANTO E REZAS POPULARES: ANÁLISES SOBRE OS
REZADORES NA CIDADE DE CÁCERES-MT
|
NEIDE DA SILVA CAMPOS
|
|
14
|
FICÇÃO, EDUCAÇÃO E INTERCULTURALIDADE NA AMAZÔNIA
|
MARIA DE NAZARÉ CAVALCANTE DE SOUSA
|
|
15
|
MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DOS PROFESSORES INDÍGENAS
DA ALDEIA MUNDURUKU
|
HUGO BATISTA SILVA
WALDINÉIA ANTUNES DE A. FERREIRA
|
|
16
|
PESQUISAS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA AMAZÔNIA LEGAL: UM
BREVE PANORAMA
|
MARCIA ROSA ULIANA
|
|
GT 2 - Educação de Diversidades culturais
Coordenação:
Maria da Anunciação P.Barros Neta -
Local : sala 60 - Instituto de
Educação (IE) 12/09/2013 14 às
16.30
|
|||
17
|
REPRESENTAÇÕES
SOBRE A LEITURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: HISTÓRIAS DE VIDA
|
ELIZABETH
ANGELA DOS SANTOS
|
|
18
|
SABERES E
PRÁTICAS DE PROFESSORES DE HISTÓRIA E O ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA
AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
|
OSVALDO
MARIOTTO CEREZER
|
|
19
|
SABERES E
PRÁTICAS DE PROFESSORES DE HISTÓRIA E O ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA
AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
|
OSVALDO
MARIOTTO CEREZER
SELVA
GUIMARÃES
|
|
20
|
SEXUALIDADE NA
ESCOLA: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA
|
ELIZABETH
ANGELA DOS SANTOS
JOSE ISAVAM
OLIVEIRA SILVA
|
|
21
|
TERENA EM MATO
GROSSO:10 ANOS DE DESAFIOS E CONQUISTAS DE UM POVO
|
ALCEU ZÓIA
ODIMAR JOÃO
PERIPOLLI
|
|
22
|
UM OLHAR SOBRE
O ZOOLÓGICO COMO INSTITUIÇÃO DE LAZER E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
|
ALESSANDRA
ALVES DE ARRUDA
MARIA LUZINETE
ALVES VANZELER
THAIS LEAL FREITAS
|
|
23
|
UMA
PERSPECTIVA PÓS-COLONIAL PARA A COMPREENSÃO DAS DIFERENÇAS NA ESCOLA
|
EUGENIA
PORTELA DE SIQUEIRA MARQUES
VALÉRIA
APARECIDA MENDONÇA DE OLIVEIRA CALDERONI
|
|
24
|
UTILIZANDO UMA
SIMULAÇÃO PARA A SENSIBILIZAÇÃO: ESTUDANDO AS DIFICULDADES QUE ALUNOS
PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS ENFRENTAM NA ESCOLA
|
CARLA ADRIANA
RIEGEL
EVERTON BOTAN
ODAIR SCHLICK
|
GT 3 - Educação
Ambiental, Comunicação e Arte
Local: Auditório 2 ICHS 11/09/2013 14h ás 16.30
|
|||
Coordenação
Dielcio Moreira e Rosana Manfrinate
|
|||
Título do
Trabalho
|
Autores
|
||
01
|
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA E.E.B GETÚLIO VARGAS
|
DENISE RICARDO RUFINO
CRISLAINE
FLORZINO FLOR
|
|
02
|
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS CONCEPÇÕES DOS ACADÊMICOS DO
1º SEMESTRE DO CURSO DE BIOLOGIA DO IFMT-CAMPUS JUINA
|
MARIA ESTER GODOY PEREIRA MAEKAWA
|
|
03
|
AÇÕES AMBIENTAIS DE SENSIBILIZAÇÃO ECOLÓGICA: A BUSCA
POR ESCOLAS SUSTENTÁVEIS E COM VIDA
|
MARCELO FRANCO LEÃO
MARFA MAGALI ROEHRS
|
|
04
|
O ESTUDO DA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA APA DO RIO PACOTI-CE
|
AMANDA BENEVIDES
CÁTIA GUEDES RIEHL VAZ
|
|
05
|
A CONSTITUIÇÃO DOS VALORES NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM
ESTUDO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PORTO VELHO
|
JAINE DE SANTANA FEITOSA
ALINE PORTIGO XAVIER
|
|
06
|
A CONSTRUÇÃO DOS VALORES NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL:
CONSTITUIÇÃO DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS
|
ALINE PORTIGO XAVIER
CLARIDES HENRICH DE BARBA
|
|
07
|
A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA DA
ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DO ARQUIPÉLAGO DE FERNANDO DE NORONHA
|
VIVIAN BATTAINI
JOSÉ MARTINS DA SILVA JUNIOR
|
|
08
|
APLICAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ÁREA DA HERPETOLOGIA
|
DIVA MARIA BORGES-NOJOSA
|
|
09
|
O PAPEL DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
|
REGINALDO CARLOS DE ABREU
MARLI PEREIRA DA SILVA GUIMARÃES
|
|
10
|
A HIDRELÉTRICA, UMA BROMÉLIA E A ESCOLA: A TRAJETÓRIA
DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL “CONSERVAÇÃO E MANEJO DE DYCKIA DISTACHYA:
UMA REÓFITA AMEAÇADA DE EXTINÇÃO”.
|
HALISKARLA MOREIRA DE SÁ
|
|
11
|
OS SABERESFAZERES SOCIOAMBIENTAIS DO CONGO NOS
ESPAÇOSTEMPOS DE UMA ESCOLACOMUNIDADE : UMA POTÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO
AMBIENTAL PÓS –COLONIAL
|
ANA PAULA DIAS PAZZAGLINI ROLDI
|
|
12
|
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: PARTICIPAÇÃO PARA ALÉM DOS
MUROS DA ESCOLA – ARTE COM REAPROVEITAMENTO DE SUCATAS
|
DIVINA DE OLIVEIRA SOUZA
EDNA SOARES DA SILVA
|
|
13
|
ETNOCONHECIMENTO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE
QUILOMBOLA DO CEDRO, GOIÁS: PROPOSTAS PARA UM DIÁLOGO INTERCIENTÍFICO
|
FERNANDO THIAGO
POLYANA RAFAELA RAMOS
|
|
14
|
AS MULHERES DE
SÃO PEDRO DE JOSELÂNDIA: SUAS
IDENTIDADES NAS ÁGUAS DA EDUCAÇÃO
|
ROSANA
MANFRINATE
|
GT 3 - Educação
Ambiental, Comunicação e Arte
Local: Auditório 2 ICHS 12/09/2013 14h ás 16.30
|
|||
Coordenação Maria
Liete Alves e Denize Aparecida Rodrigues Amorim
|
|||
Título do
Trabalho
|
Autores
|
||
01
|
OS DIREITOS HUMANOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL:
LUTAS ARTICULADAS EM FAVOR DA CIDADANIA
|
CARLOS JORGE DA SILVA CORREIA
|
|
02
|
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS TÁTICAS DE LUTAS NO FÓRUM DE
DIREITOS HUMANOS E DA TERRA DE MATO GROSSO.
|
RITA DE CASSIA L. ALEIXES
REGINA APARECIDA DA SILVA
MICHÈLE SATO
|
|
03
|
DESTERRITORIALIZAÇÃO E (IN)JUSTIÇA AMBIENTAL - ENTRE A
ORDEM URBANA E OS EGRESSOS DO CAMPO
|
Autor – RITA RAILDA SOARES LOURENÇO
ANTÔNIO DIAS NASCIMENTO
|
|
04
|
DA UTOPIA À REALIDADE: FORMAÇÃO DE EDUCADORES
AMBIENTAIS
|
JULIANA YOUNG
MAB RAISA CORREA LEÃO SILVA
RENAN PIVETA
|
|
05
|
DIAGNÓSTICO E AVALIAÇÃO DA DEGRADAÇÃO E DO IMPACTO
SOCIO AMBIENTAL NO CORREGO SEVERO DO MUNICIPIO DE ALTA FLORESTA – MT
|
MOISÉS AMBRÓSIO
ERICA CRISTINA RINALDO RODRIGUES
KARLA BIANCA DE DEUS BENTO
|
|
06
|
A COLONIZAÇÃO DO DISTRITO DE CATUAI-JUARA-MT E AS
PERCEPÇÕES DAS ATIVIDADES AGRO-PRODUTIVAS DOS MORADORES (AS)
|
JUCIELI BERTONCELLO
WALDINÉIA ANTUNES DE ALCANTARA FERREIRA
|
|
07
|
PROBLEMAS AMBIENTAIS URBANOS: UM TRABALHO DE PERCEPÇÃO
AMBIENTAL DAS LIDERANÇAS MUNICIPAIS DE ERECHIM/RS
|
VIVIAN DESTRI
SÔNIA BEATRIS BALVEDI ZAKRZEVSKI
|
|
08
|
CIÊNCIA COM OUTROS CONHECIMENTOS NA ASSOCIAÇÃO DE
CATADORES DE ITAPISSUMA-PE
|
AFONSO FEITOSA REIS NETO
FABIANO ELIAS PEREIRA
|
|
09
|
SENTIDOS DA SUSTENTABILIDADE: INVENTARIANDO ALGUNS
DISCURSOS SOBRE “DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL” E “SUSTENTABILIDADE” ENTRE
EDUCADORES AMBIENTAIS DO BRASIL
|
FLÁVIA DOS SANTOS DE SOUZA
CARLOS JORGE DA SILVA CORREIA
|
|
10
|
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TEMPORALIDADE PANTANEIRA:
SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS NAS FESTAS DE SÃO PEDRO DE JOSELÂNDIA.
|
LUCIA SHIGUEMI IZAWA KAWAHARA
|
|
11
|
OS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (PEA) NO ENTORNO DAS
LINHAS DE TRANSMISSÃO E DA PAVIMENTAÇÃO DA BR-163.
|
LOIVA ZANON DE MAGALHÃES
|
|
12
|
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROCESSO DE GESTÃO PARA A
SUSTENTABILIDADE HÍDRICA E SOCIOAMBIENTAL NA BACIA DO RIO CAPIBARIBE
|
CARMEN ROSELAINE DE OLIVEIRA FARIAS
EDNEIDA RABÊLO CAVALCANTI
|
GT 3 - Educação
Ambiental, Comunicação e Arte
Local: Auditório 2 ICHS 13/09/2013 14h ás 16.30
|
||
Coordenação:
Samuel Borges e Lúcia Shiguemi Kawahara
|
||
Título do Trabalho
|
Autores
|
|
01
|
A INCERTEZA DO FUTURO E A QUESTÃO AMBIENTAL: O TEMPO, O
RISCO E O MEDO NA CONTEMPORANEIDADE
|
MARIA FERNANDA ZANATTA ZUPELARI
MAÍRA ARANTES LEITE WICK
|
02
|
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL BRASILEIRA ENTRE A RIO92 E A
RIO+20 SEGUNDO A OPINIÃO DE ESPECIALISTAS
|
ZYSMAN NEIMAN
|
03
|
ICONOGRAFIA MATO-GROSSENSE SOBRE PEIXES: SUBSÍDIOS PARA
PENSAR PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUE ESCAPEM À “FÓRMULA CUIABANA”
|
LEIHGE ROSELLE RONDON PEREIRA
DOLORES GALINDO
|
04
|
DIMENSÃO IMAGÉTICA E A PERCEPÇÃO: CONSTRUINDO ESPAÇOS
PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
|
SAMIRA MARTINS PEREIRA
FÁTIMA ELIZABETI MARCOMIM
|
05
|
A ARTE E A RELIGAÇÃO DO CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO DE
EDUCADORES AMBIENTAIS
|
ROSANA GONÇALVES DA SILVA
VERA MARGARIDA LESSA CATALAO
|
06
|
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, A FELICIDADE E ESTADOS EMOCIONAIS:
FORMAÇÃO EM VALORES HUMANOS DENTRO DE UM COLETIVO EDUCADOR
|
IVANA DE CAMPOS RIBEIRO
|
07
|
QUESTÃO SOCIOAMBIENTAL NA CONCEPÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL
|
KAROLLINE RODRIGUES DE OLIVEIRA
SAMANTA GOMES ROSA DA SILVA
TATIANE ELOIZE FURYAMA MOTA
|
08
|
APLICAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ÁREA DA HERPETOLOGIA
|
DIVA MARIA BORGES-NOJOSA
|
09
|
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO
CAMPO: O DIÁLOGO ENTRE A EDUCAÇÃO E A PESQUISA
|
GISELI DALLA
NORA
GISELLY RODRIGUES DAS NEVES SILVA GOMES
|
10
|
PAISAGEM FLORESTAL URBANA EM SINOP-MT: RESQUÍCIOS DA
FLORA AMAZÔNICA COMO INSTRUMENTO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
|
SINOVIA CECILIA RAUBER
EDNEUZA ALVES TRUGILLO
|
11
|
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PREVENÇÃO DE DESASTRES NATURAIS:
PARA ALÉM DA VISÃO DOMINANTE DA TECNOCIÊNCIA
|
SAMIA NASCIMENTO SULAIMAN
PEDRO ROBERTO JACOBI
|
GT 4 - Educação em Ciências
|
||
Coordenação:
Tânia Beraldo Local: Sala 05
Instituto de Educação (IE) 10/09/2013 14 às 16.30
|
||
Título do Trabalho
|
Autores
|
|
1
|
A AMAZÔNIA E O CERRADO NOS LIVROS DIDÁTICOS ADOTADOS
PELAS ESCOLAS DE TABAPORÃ / MT
|
RUBIA MARIA MAGAYEVSKI
SÔNIA BEATRIS BALVEDI ZAKRZEVSKI
|
2
|
A BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAPIBARIBE: POTENCIALIDADES
PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E AMBIENTAL
|
RAQUEL EUFRÁZIO DE SANTANA
RICARDO AUGUSTO PESSOA BRAGA
|
3
|
A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DAS
PUBLICAÇÕES NO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO NO PERÍODO 2007 A 2012
|
FELICIO GUILARDI JUNIOR
GLAUCE VIANA DE SOUZA
KÁTIA DIAS FERREIRA RIBEIRO
MARCEL THIAGO DAMASCENO RIBEIRO
MARTA MARIA PONTIN DARSIE
|
4
|
A PEDAGOGIA E SEUS SÍMBOLOS: CORUJA E FLOR DE LIS
|
AMANDA CAROLINA DAS NEVES MIRANDA
AMANDA YASMIM CEZARINO
TÂNIA MARIA LIMA BERALDO
|
5
|
A PRÁTICA EDUCATIVA DA CLASSE HOSPITALAR DO HOSPITAL
UNIVERSITÁRIO JÚLIO MULLER: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS
|
ALESSANDRO RODRIGUES DA SILVA
TÂNIA MARIA LIMA BERALDO
|
6
|
CURRÍCULO & FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
NATURAIS E MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL A DISTÂNCIA NO ESTADO DE MATO
GROSSO.
|
GLAUCE VIANA DE SOUZA
MARCEL THIAGO DAMASCENO RIBEIRO
|
7
|
ENSINO DE QUÍMICA:
UM OLHAR INICIAL SOBRE O TRABALHO DESENVOLVIDO PELO O PIBID-QUÍMICA EM
UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA EM SERGIPE
|
CLÉCIA ANDRADE DOS SANTOS
EDINEIA TAVARES LOPES
ELMAÍS LIMA DO NASCIMENTO
FERNANDO CARVALHO SANTOS
RISONEIDE DOS SANTOS REIS
|
8
|
ESCOLA INDÍGENA NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA NO
PIBID
|
EDINEIA TAVARES LOPES
MARIA CAMILA DE LIMA BRITO
YASMIN LIMA DE JESUS
|
GT 4 - Educação em Ciências
|
||
Coordenação:
Tânia Beraldo Local: Sala 05
Instituto de Educação (IE) 11/09/2013 14 às 16.30
|
||
Título do Trabalho
|
Autores
|
|
9
|
O ESTUDO DO
ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO ESCOLAR INDÍGENA: PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO
DOCENTE
|
EDINEIA
TAVARES LOPES
EVERTON SANTOS
OLIVEIRA
KELLY SANTANA
LIMA
MARIA ADELIANE
VIANA DE ALMEIDA
ORTÊNCIA DA
PAZ SANTIAGO
|
10
|
O LIVRO
DIDÁTICO DE CIÊNCIAS EM ANÁLISE: INVESTIGANDO ALGUNS ASPECTOS SOBRE A
ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA
|
BARBARA
KAMILLA PLENS CASTELHÃO
JAMILLE BRAGA
MALVINO
KÁTIA DIAS
FERREIRA RIBEIRO
MAUVER ANTONIO
SARTORI
VANESSA
BARBOSA AREVALO
|
11
|
ORIENTAÇÕES
CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INTERFACES COM O
PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
|
APARECIDA
|
12
|
PROGRAMA
ENSINO MÉDIO INOVADOR EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MATO GROSSO: QUE INOVAÇÃO É
ESTA?
|
IRENE CRISTINA
DE MELLO
WILIAN
RODRIGUES CORREIA
|
13
|
PROJOVEM DO
CAMPO – SABERES DA TERRA: A QUEM SE DESTINA?
|
GLÓRIA MARIA
MENDES CURVO GUGELMIN
TÂNIA MARIA
LIMA BERALDO
|
14
|
TEMAS
CONFLITANTES NO ENSINO DE BIOLOGIA, NA VISÃO DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL
DE ENSINO DE MATO GROSSO.
|
LEODENIL ALVES
DUARTE
PATRICIA
MACHADO OLIVEIRA
|
15
|
TENDÊNCIAS DE
PESQUISA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO NORTE DO MATO GROSSO: UMA REFLEXÃO A PARTIR
DA ANÁLISE DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO
|
KÁTIA DIAS
FERREIRA RIBEIRO
|
16
|
EXPERIMENTOS
COM MATERIAS ALTERNATIVOS: UM MEIO DE DINAMIZAR AS AULAS DE CIÊNCIAS
|
DOUGLAS ARVANI
MACEDO
MARCELO FRANCO
LEÃO
|
17
|
ATIVIDADES
INTERATIVAS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
ENVOLVENDO
ANFÍBIOS E RÉPTEIS – EXPERIÊNCIA EM ÁREA DE
CAATINGA
|
EDNILZA
MARANHÃO DOS SANTOS
|
GT 5 - Educação
Matemática Dia: 10/09/2013
Local: Sala 06 – instituto
de Educação (IE) 14h às 16:30h
|
||
Título do
Trabalho
|
Autores
|
|
1
|
A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA
|
ALOISIO JOÃO BISERRA
GRESIELA RAMOS DE CARVALHO SOUZA
PETERSON DA PAZ
|
2
|
A INFLUÊNCIA DA MATEMATIZAÇÃO NA APRENDIZAGEM DE
CIÊNCIAS: UM ESTUDO SOBRE A APRENDIZAGEM DA CINEMÁTICA NO 9º ANO DO ENSINO
FUNDAMENTAL.
|
ENDRIGO ANTUNES MARTINS
MARTA MARIA PONTIN DARSIE
|
3
|
A MATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DO
ACORDO BRASIL/UFMT – JAPÃO/TOKAI: SABERES DOCENTES MOBILIZADOS PELOS
ACADÊMICOS NA FORMAÇÃO INICIAL
|
HELIETE MARTINS CASTILHO MORENO
|
4
|
A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE
MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: ESTUDOS E REFLEXÕES REALIZADOS NA FORMAÇÃO
CONTINUADA DE PROFESSORES VIA PROJETO SALA DE EDUCADOR
|
ELIANE APARECIDA MARTINS DE ALMEIDA
OSINÉIA ALBINA BRUNELLI
|
5
|
AS EXPRESSÕES NUMÉRICAS COM NÚMEROS NATURAIS E SUA
ABORDAGEM EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA
|
HANDUS SILVA FREITAS
|
6
|
AS TRAMAS DA PESQUISA PARTICIPANTE EM UM GRUPO DE
TRABALHO COLABORATIVO: A AVALIAÇÃO DOS EDUCADORES MATEMÁTICOS
|
ELIZABETH DIEFENTHAELER KRAHE
LORIÉGE PESSOA BITENCOURT
|
7
|
ATIVIDADES INOVADORAS E INVESTIGATIVAS NO ENSINO DA
DIVISÃO: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL NO INTERIOR
DE MT
|
ALICE PEREIRA RAMOS
CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
GISELLE DE PAIVA SILVA
MARIA ELIZABETE RAMBO KOCHHANN
SÔNIA MARIA DE LIMA SANTOS
|
8
|
CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO
INFANTIL ACERCA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
|
LYSANIA FRISSÉLLI FERREIRA DOS SANTOS SCHAIDA
|
9
|
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS SOBRE O
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
|
ALOISIO JOÃO BISERRA
GRESIELA RAMOS DE CARVALHO SOUZA
PETERSON DA PAZ
|
10
|
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO
FUNDAMENTAL SOBRE O ENSINO DE FRAÇÕES: UM ESTUDO EM ESCOLAS DE CUIABÁ
|
MARIA DO SOCORRO LUCINIO DA CRUZ SILVA
|
GT 5 - Educação
Matemática Dia: 11/09/2013
Local: Sala 06 – instituto
de Educação (IE) 14h às 16:30h
|
|||
Título do
Trabalho
|
Autores
|
||
11
|
CONCEPÇÕES SOBRE ÁLGEBRA MANIFESTADAS POR
ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
|
SIRLENE MARLI MUMBACH
|
|
12
|
CONSTRUÇÃO DE UM APLICATIVO EM PLANILHA
ELETRÔNICA PARA O CÁLCULO DE FUNDAÇÕES SUPERFICIAIS PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL
|
ELISANGELA DIAS BRUGNERA
JONATAN RUBENS DA SILVA
|
|
13
|
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA:
LEVANTAMENTO DE ALGUMAS DISSERTAÇÕES E TESES
|
LILIAN LEANDRO DA FONSECA
MARTA MARIA PONTIN DARSIE
|
|
14
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS
EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ARIQUEMES/RO
|
CARMA MARIA MARTINI
REGINALDO TUDEIA DOS SANTOS
ROSANA DE OLIVEIRA SANTIAGO
|
|
15
|
EM DISCUSSÃO A PRÁTICA ESCOLAR DE UMA
PROFESSORA DO 1O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO ENSINAR NÚMEROS NATURAIS
|
ANNE HARUMI MIZUGUCHI NAKAZAWA
RUTE CRISTINA DOMINGOS DA PALMA
|
|
16
|
EXPLORANDO AS AÇÕES DO PROJETO OBEDUC NA
FORMAÇÃO INICIAL EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
|
CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
JULIANA SILVA DE ANDRADE
MARCELO FRANCO LEÃO
MARIA ELIZABETE RAMBO KOCHHANN
THIELIDE VERONICA DA SILVA PAVANELLI
TROIAN
|
|
17
|
FORMAÇÃO INICIAL E O ENSINO DA MATEMÁTICA
POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
|
NEURAÍDES RIBEIRO SILVA FERREIRA
|
|
18
|
GEOMETRIA DINÂMICA: UMA ALTERNATIVA PARA A RESOLUÇÃO DE
ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA
|
ELISANGELA DIAS BRUGNERA
SERGIO ANTONIO WIELEWSKI
|
|
19
|
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UM RECURSO NO
ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS
|
ALOISIO JOÃO BISERRA
GRESIELA RAMOS DE CARVALHO SOUZA
PETERSON DA PAZ
|
|
GT 5 - Educação
Matemática Dia: 12/09/2013
Local: Sala 06 – instituto
de Educação (IE) 14h às 16:30h
|
|||
20
|
IMAGENS
PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: UM ENFOQUE NO CONTEÚDO DE
DIVISÃO
|
MICHELLE
CRISTINE PINTO TYSZKA MARTINEZ
|
|
21
|
MULTIMÍDIA E A
MATEMÁTICA: OS JOGOS E O ENSINO DA MULTIPLICAÇÃO
|
EVA PEREIRA
COUTINHO
HANDUS SILVA
FREITAS
LORINETE DE
MARCHI
|
|
22
|
O BRINCAR E A
MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES SOBRE O OLHAR DE DUAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO
INFANTIL
|
LYSANIA
FRISSÉLLI FERREIRA DOS SANTOS SCHAIDA
MARTA ANDREIA
ESTANCARE PINHEIRO
RUTE CRISTINA
DOMINGOS DA PALMA
|
|
23
|
O ESTUDO DE
SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU NO TRATADO DE ÁLGEBRA ELEMENTAR DE JOSÉ
ADELINO SERRASQUEIRO (UM ENFOQUE NA ORGANIZAÇÃO PRAXEOLÓGICA)
|
ENOQUE DA
SILVA REIS
|
|
24
|
O
POLITICAMENTE CORRETO: UMA ANÁLISE DE IMAGENS EM LIVROS DIDÁTICOS DE
MATEMÁTICA
|
ANDREIA
CRISTINA RODRIGUES TREVISAN
|
|
25
|
O PROJETO
OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO COM FOCO EM MATEMÁTICA E INICIAÇÃO ÀS CIÊNCIAS:
POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES NA APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E PERSPECTIVA DE
CONFIGURAR-SE COMO ALTERNATIVA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES NA FORMAÇÃO
INICIAL (LICENCIATURA EM MATEMÁTICA)
|
MARTA MARIA
PONTIN DARSIE
ROGÉRIO GROTTI
|
|
26
|
O SABER/FAZER
MATEMÁTICO A’UW?/XAVANTE - DA AÇÃO DE DIVIDIR À AÇÃO DE PARTILHAR
|
ADAILTON ALVES
DA SILVA
|
|
27
|
OS JOGOS COMO
INSTRUMENTO DE INCENTIVO À APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
|
DAIANA DO
CARMO DE OLIVEIRA
VERÔNICA
JERÔNIMO POLICARPO
WEIDE
CASSIMIRO JERÔNIMO
|
|
28
|
PANORAMA DO
ENSINO E DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: UMA LEITURA PRELIMINAR A PARTIR DA
RELAÇÃO COM A CONTEXTURA SOCIOCULTURAL
|
EVANILSON
TAVARES DE FRANÇA
MARIA BATISTA
LIMA
|
|
GT 5 - Educação
Matemática Dia:
13/09/2013 Local: Sala 06 –
instituto de Educação (IE) 14h às
16:30h
|
||||
Título do
Trabalho
|
Autores
|
|||
29
|
PENSAMENTO ALGÉBRICO: ALGUMAS IDEIAS
|
GLADYS DENISE WIELEWSKI
SIMONE SIMIONATO DOS SANTOS LAIER
|
||
30
|
PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL DO AGRESTE SERGIPANO SOBRE SABERES E PRÁTICAS DE MATEMÁTICA
|
ANA MARIA SANTOS OLIVEIRA
DANIELLE LIMA SILVA
EVANILSON TAVARES DE FRANÇA
JUSSIELE DE OLIVEIRA MENDONÇA COSTA
MARIA BATISTA LIMA
|
||
31
|
PIBID/MATEMÁTICA: REFLETINDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO
MINICURSO OPERAÇÕES COM FRAÇÕES NA ESCOLA ALUÍZIO FERREIRA
|
CRISTIANE VILMER CORRÊA
JOSIANE RIBEIRO MUDERNO
VERÔNICA JERÔNIMO POLICARPO
|
||
32
|
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA NO 2º ANO DO 2º SEGMENTO DA EDUCAÇÃO DE
JOVENS E ADULTOS DOS CEJAS DE CUIABÁ/MT SEGUNDO AS CONCEPÇÕES DOS
PROFESSORES: O USO DE MAQUETES
|
DANIELA BONFIM DE CASTRO
SERGIO ANTONIO WIELEWSKI
|
||
33
|
PROCEDIMENTOS DE ESCOLHA DE LIVRO DIDÁTICO POR
PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
|
ADÃO LUIZ PATROCINO
DILSON THOMAZ
EDUARDO DE LIMA CUNHA
SERLENE ANA DE CARLI
VILSON VALDEMAR RUVER
|
||
34
|
RECURSOS DA TECNOLOGIA NO ENSINO: CONCEPÇÃO DE
PROFESSORES DE MATEMÁTICA
|
ROSALINA PIVA
TATIANA LEAL DA COSTA
|
||
35
|
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE
ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO PARA ALUNOS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
JÚNIOR
|
CRISTIANE JOHANN EVANGELISTA
DILSON HENRIQUE RAMOS EVANGELISTA
|
||
36
|
SEIS POSSIBILIDADES DE RESPOSTA PARA UM POR QUÊ
MATEMÁTICO SOBRE DIVISÃO DE FRAÇÕES
|
GLADYS
DENISE WIELEWSKI
JEFERSON
GOMES MORIEL JUNIOR
|
||
37
|
SEMINARIO EDUCAÇÃO: CENÁRIO DA PRODUÇÃO DO GT DE
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ENTRE OS ANOS DE 2006 E 2012
|
EDILBERTO F SYRYCZYK
EVANIL DE ALMEIDA CARDOSO
GUACIRA ARAUJO GONÇALVES CAMPOS SILVA
MARCIA ROSA ULIANA
MARTA MARIA PONTIN DARSIE
|
||
GT 6 - Filosofia
da Educação
|
||
Coordenação:
Silas Borges Monteiro 10/09/2013 local: Sala
07 - Instituto de Educação (IE ) 14h às 16.30
|
||
Título do
Trabalho
|
Autores
|
|
1
|
A COSMOVISÃO ANTROPOSÓFICA: TEORIA COGNITIVA E
INDIVIDUALISMO ÉTICO
|
ROSELY APARECIDA ROMANELLI
|
2
|
CHARIVARI: UM POVO POR (RE)VIR
|
LARISSA SILVA FREIRE SPINELLI
|
3
|
ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
|
SHEILA CRISTINA DE TOLEDO
|
4
|
EPISTEMOLOGIAS MARGINAIS: MODERNIDADE E PÓS MODERNIDADE
EM DISCUSSÃO
|
DALILA GONÇALVES MARTINS
MARIANE DEL CARMEN DA COSTA DIAZ
|
5
|
GRAMSCI: POLÍTICA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO
|
ANDRESSA ALMEIDA ESTEVAM DE SOUZA
BARBARA DE OLIVEIRA WHITE
|
6
|
O PAPEL DA PEDAGOGIA NA VISÃO KANTIANA
|
HILDA REGINA PEREIRA MENEZES OLEA
PÂMELA CORREA LENDZION
|
7
|
OS PRINCÍPIOS DE HOMOGENEIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR
MODERNA: UM ESTUDO SOBRE A PEDAGOGIA DE JON AMOS COMENIUS
|
DAYANA UCHAKI DE MATOS
|
8
|
REPENSANDO A EDUCAÇÃO A PARTIR DA PERSPECTIVA
DESCOLONIAL
|
JÚLIA FIGUEREDO BENZAQUEN
SELMA MARIA DA SILVA
|
GT 7 - Políticas
Educacionais da Educação Básica
|
||
Coordenação :
Rose Cléia Ramos da Silva 10/09/2013 local:
Sala 08 – Instituto de Educação (IE)
14h às 16.30h
|
||
Título do
Trabalho
|
Autores
|
|
1
|
A AÇÃO DEMOCRÁTICA E A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: UM
ESTUDO DE CASO SOBRE UMA ESCOLA EXPERIMENTAL NO MUNCIPÍO DE CORUMBÁ/ MS
|
LEANDRO COSTA VIEIRA
ROSE CLÉIA RAMOS DA SILVA
|
2
|
A EXPECTATIVA DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI
INTERNADOS NO CENTRO SOCIOEDUCATIVO DE CUIABÁ FRENTE À FORMAÇÃO ESCOLAR QUE
RECEBEM
|
GIOVANNA MARIELLY DA SILVA SANTOS
ROSE CLÉIA RAMOS DA SILVA
|
3
|
A RESPONSABILIDADE CIVIL SOBRE A RESTRIÇÃO DE ACESSO
AOS ALUNOS À ESCOLA PELA FALTA DE PONTUALIDADE
|
ARISTIDES JANUARIO DA COSTA NETO
|
4
|
A RESPONSABILIDADE CIVIL SOBRE A RESTRIÇÃO DE ACESSO
AOS ALUNOS À ESCOLA PELA FALTA DE PONTUALIDADE
|
ARISTIDES JANUARIO DA COSTA NETO
JULIO PEREIRA DE MOURA
|
5
|
ACOMPANHAMENTO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA MAIS
EDUCAÇÃO EM REGIÃO DE FRONTEIRA: INTERFACE À EDUCAÇÃO INTEGRAL
|
MAURICIO AIRES VIEIRA
|
6
|
AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O DESENVOLVIMENTO: O
MITO DA MODERNIDADE E A EDUCAÇÃO PARA A NAÇÃO?
|
BERNARDO MATTES CAPRARA
DAYANA UCHAKI DE MATOS
|
7
|
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DE PEQUENOS GRUPOS
DE PESQUISA
|
LINDALVA FRANCISCA DE OLIVEIRA
MARIA ELIZABETE RAMBO KOCHHANN
SELMA GATTASS DIAS AIRES DA SILVA
|
8
|
CONSTRUINDO REDES DE APRENDIZAGEM: ACADEMICOS DE
ENFERMAGEM E EDUCANDOS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
|
ARNALDO BARBOSA DE SOUSA CATELAN
JULIANA CRISTINA MAGNANI PRIMAO
LUCINÉIA REUSE ALBIERO
|
9
|
EDUCAÇAO E SERVIÇO SOCIAL: MEDIAÇÕES E
INTERDISCIPLINARIDADE
|
LEILA CHABAN
TEREZINA FÁTIMA PAES DE ARRUDA
|
10
|
ENSINO MÉDIO NO BRASIL: AVANÇOS E DESAFIOS A PARTIR DO
SEGUNDO MANDATO DO GOVERNO LULA.
|
AMANDA YASMIM CEZARINO
IRENE CRISTINA DE MELLO
WILIAN RODRIGUES CORREIA
|
GT 7 - Políticas
Educacionais da Educação Básica
|
|||
Coordenação :
Rose Cléia Ramos da Silva 11/09/2013 local:
Sala 08 – Instituto de Educação (IE)
14h às 16.30h
|
|||
Título do
Trabalho
|
Autores
|
||
11
|
FORMAÇÃO
HUMANA: INTEGRANDO EDUCAÇÃO E CIDADANIA
|
ANGELA MARIA
DEZAN BARBUIO
RITA DE CÁSSIA
CONTIN
SENILDE
SOLANGE CATELAN
|
|
12
|
O CURSO TÉCNICO
EM ADMINISTRAÇÃO DO PROEJA NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DO CEJA “JOSÉ DE
MESQUITA”
|
DANIELA BONFIM
DE CASTRO
ELOETE CANTON
JULLY RAFAELLE
DA SILVA BRITO
MARISA MAIA DE
AMORIM LEITE
NILZO DIAS DA
SILVA
|
|
13
|
O ENEM E
AS POLÍTICAS PARA O ENSINO MÉDIO
|
ELIZETH
GONZAGA DOS SANTOS LIMA
PAULO HENRIQUE
ALVES MACHADO
|
|
14
|
O ENSINO MÉDIO
INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PERÍODO DE 2007 – 2011
|
EGLEN SILVIA
PIPI RODRIGUES
SOLANGE FLORES
DE SOUZA
|
|
15
|
O LIVRO
DIDÁTICO NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS
|
ADELMO CARVALHO
DA SILVA
SOLANGE RAMOS
TEIXEIRA TURÍBIO
|
|
16
|
O TERCEIRO
SETOR E O GOVERNO LULA DA SILVA: CONTINUIDADES E RUPTURAS NA LEGISLAÇÃO SOBRE
AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS.
|
MARILDA DE
OLIVEIRA COSTA
NAYHARA
MIRELLI MORAES DA SILVA
|
|
17
|
OLHARES
DISCENTES DO ENSINO DA EJA:
LEGISLAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, COMPREENSÃO E SIGNIFICADOS DA EDUCAÇÃO
FÍSICA
|
NEIL FRANCO
PEREIRA DE ALMEIDA
WESLEY SILVA
MAUERVERCK
|
|
18
|
PAPEL DO
EMPRESARIADO NA EDUCAÇÃO: O CASO DO PROJETO “COMETA EDUCAÇÃO” NO MUNICÍPIO DE
CÁCERES-MT.
|
MARILDA DE
OLIVEIRA COSTA
ROSANI RIOS
CARVALHO
|
|
19
|
PARASKEVA E O
PROJETO NEOLIBERAL: ALGUNS DESTAQUES EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO E À SAÚDE PÚBLICA
NO BRASIL
|
MARÍLIA
CLEMENTE GOMES CARNEIRO
RITA DE CASSIA
SILVA GODOI MENEGÃO
|
|
20
|
PISO SALARIAL
PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR: ASPECTOS CONSTITUCIONAIS E
OBRIGATORIEDADE DE CUMPRIMENTO PARA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS
|
RAULYSON
CABALHEIRO LEITE
|
GT 7 - Políticas
Educacionais da Educação Básica
|
|||
Coordenação :
Rose Cléia Ramos da Silva 12/09/2013 local:
Sala 08 – Instituto de Educação (IE)
14h às 16.30h
|
|||
Título do
Trabalho
|
Autores
|
||
21
|
POLÍTICA E
GESTÃO DA EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL: ACOMPANHAMENTO E CONTROLE
|
MARIA CLARA
EDE AMARAL
MARILDA DE OLIVEIRA
COSTA
|
|
22
|
POLÍTICAS
PÚBLICAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: TENDÊNCIAS NA CONJUNTURA ATUAL
|
DEISE CRISTINA
DE ARAÚJO
|
|
23
|
PROJETO
POLÍTICO PEDAGÓGICO E PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA EM PESQUISAS: AS
POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE GESTÃO EM ESTUDOS/2006 – 2012
|
ALINE FERNANDA
DE SOUZA
LINDALVA MARIA
NOVAES GARSKE
SIMONE
ALBUQUERQUE DA ROCHA
|
|
24
|
PROVINHA
BRASIL : INFLUÊNCIAS NA PRÁTICA DOCENTE
|
ELIZETH
GONZAGA DOS SANTOS LIMA
SELMA GATTASS
DIAS AIRES DA SILVA
|
|
25
|
REFLETINDO
SOBRE OS PCNS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SUA CRIAÇÃO E OBJETIVOS: INTRODUÇÃO AOS
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – VOL. 1
|
ADRIANO
KNIPPELBERG DE MORAES
FERNANDA
QUEIROZ DE MENEZES
LUCIENE
APARECIDA CASTRAVECHI
|
|
26
|
RESPONSABILIDADES
COM A OFERTA DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MATO GROSSO E OS DESAFIOS FRENTE À
CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA ÚNICO DE EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA POLÍTICA DE FUNDOS
|
JOSETE MARIA
CANGUSSÚ RIBEIRO
|
|
27
|
SALA DE
EDUCADOR: POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATO GROSSO
|
CRISTIANA DE
CAMPOS SILVA
|
|
28
|
SERVIÇO SOCIAL
NA EDUCAÇÃO UM DEBATE PERTINENTE E CONTEMPORÂNEO
|
LEILA CHABAN
MARCIA PEREIRA
MIRANDA
|
|
29
|
SERVIÇO SOCIAL
NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO: DESVELANDO A
EVASÃO ESCOLAR
|
LIÉGGI
CHRISTINA CARNEIROMAYER
MARINALVA
PEREIRA REIS
QUELIS
PATRICIA GUERRA JOHANN
ROZANGELA DA
SILVA
TEREZINA
FÁTIMA PAES DE ARRUDA
|
|
30
|
UMA POLÍTICA
DE MEIO AMBIENTE PARA AS JUVENTUDES:
REFLEXOS DE UMA PRÁTICA SOCIAL EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
|
KLEITON BUENO
BEZERRA DA SILVA
|
GT 08 - História da Educação
|
|||
Coordenação: Márcia
Santos Ferreira e Elizabeth Figueiredo de Sá 10/09/2013 local: Sala 09 – IE
14h às 16.30h
|
|||
Título do
Trabalho
|
Autores
|
||
01
|
A EDUCAÇÃO COMO
MISSÃO: UM PROFESSOR DE PRIMEIRAS LETRAS NA REVISTA A ESCOLA
|
ALEXANDRA LIMA DA SILVA
|
|
02
|
NA FRONTEIRA
OESTE DE MATO GROSSO: O GRUPO ESCOLAR ESPERIDIÃO MARQUES, SEU PERFIL PELOS
JORNAIS
|
ADRIANE CRISTINE SILVA
|
|
03
|
UM ESTUDO
COMPARADO DA ESCOLA PRIMÁRIA (1889-1930): O PROFESSOR, AS MODALIDADES DE
ESCOLAS NO MARANHÃO, MINAS GERAIS E MATO GROSSO
|
SERGIO JOSE BOTH
|
|
04
|
PRIMÓRDIOS DA
EDUCAÇÃO CONFESSIONAL PROTESTANTE EM CUIABÁ 1913-1923
|
ELIZABETH FIGUEIREDO DE SÁ
LUCAS PAULO DE FREITAS
|
|
05
|
SIMILARIDADES E
DIFERENÇAS ENTRE AS ESCOLAS REUNIDAS E OS GRUPOS ESCOLARES EM MATO GROSSO
(1910-1940)
|
ELTON CASTRO RODRIGUES DOS
SANTOS
|
|
06
|
ESCOLAS ISOLADAS
UMA MODALIDADE ESCOLAR EM EXPANSÃO NO ESTADO DE MATO GROSSO (1910 - 1930)
|
MARINEIDE DE OLIVEIRA DA
SILVA
|
|
07
|
ANGÚSTIAS E
AFLIÇÕES DA EDUCAÇÃO EM MATO GROSSO NO INÍCIO DO SÉCULO XX
|
SILVIO TAKESHI TAMURA
|
|
08
|
A MULHER
MATO-GROSSENSE E SUA REIVINDICAÇÃO PELA CIDADANIA POLÍTICA
|
LINET DE SÁ SANTOS
NICANOR PALHARES SÁ
|
|
GT 08 - História da Educação
|
||||
Coordenação: Márcia
Santos Ferreira e Elizabeth Figueiredo de Sá 11/09/2013 local: Sala 09 – IE 14h às 16.30h
|
||||
Título do
Trabalho
|
Autores
|
|||
09
|
DITADURA,
EDUCAÇÃO E PERIFERIA: A EXPERIÊNCIA DO GINÁSIO ESTADUAL DO ARAGUAIA – GEA
|
PAULO CESAR MOREIRA SANTOS
|
||
10
|
O CENTRO MEMÓRIA
VIVA-MT E SEUS PRIMEIROS TRABALHOS: O ACERVO DO ENSINO SUPLETIVO NO ESTADO DE
MATO GROSSO (1935/2007)
|
MÁRCIA DOS SANTOS FERREIRA
ELIZABETH MADUREIRA SIQUEIRA
LENY OLIVEIRA AMANCIO
|
||
11
|
A HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR CONTADA
PELOS DIÁRIOS DE CLASSE: A ESCOLA DE ENSINO PRIMÁRIO EXTERNATO SÃO JOSÉ NA
DÉCADA DE 1950
|
LUIZA GONÇALVES FAGUNDES
|
||
12
|
ENSINANDO
MIGRANTES: PROFESSORA RURAL EM REGIÃO DE COLONIZAÇÃO RECENTE DE MATO GROSSO
(1965 -1983)
|
BRUNA ROSSI CARVALHO DE
OLIVEIRA
CARLOS EDINEI DE OLIVEIRA
|
||
13
|
CONTRIBUIÇÕES DE
MICHEL DE CERTEAU PARA PESQUISAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
|
EDJANE DA SILVA BARBOSA
CORRÊA
|
||
14
|
O MOVIMENTO
MIGRATÓRIO E A CONQUISTA DA PRIMEIRA ESCOLA EM TANGARÁ DA SERRA – MT
|
ELIZABETH FIGUEIREDO DE SÁ
KÁTIA MARIA KUNNTZ BECK
|
||
15
|
A INVESTIGAÇÃO
CIENTÍFICA EUROCÊNTRICA E A (DE)COLONIALIDADE: TRAJETÓRIA DE UM NOVO AR
|
JOSÉ FRANCISCO SARMENTO
NOGUEIRA
|
||
Coordenação: Márcia
Santos Ferreira e Elizabeth Figueiredo de Sá 12/09/2013 local: Sala 09 – IE
14h às 16.30h
|
||||
16
|
REVISITANDO NOÇÕES DE PATRIMÔNIO ESCOLAR: ESQUADRINHANDO O UNIVERSO
ESCOLAR DE ALUNOS E EDUCADORES DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE PRIMAVERA DO
LESTE/MT
|
JANAINA
RODRIGUES PITAS
|
||
17
|
A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E SUA HISTORICIDADE NO BRASIL E EM MATO
GROSSO
|
FAGNER
LUIZ LEMES ROJAS
|
||
18
|
ESCUELA NUEVA, UN MODELO EDUCATIVO
NACIDO EN UN CONFLICTO ARMADO QUE ÉL INVISIBILIZA
|
SARA
EVELIN URREA QUINTERO
|
||
19
|
O SUL (RE) INVENTADO NA AMAZÔNIA NORTE MATO-GROSSENSE: A IMPLEMENTAÇÃO
DO SISTEMA EDUCACIONAL DE SINOP– MT DURANTE O PROCESSO DE COLONIZAÇÃO
(1973-1979)
|
JOSIANE
BROLO ROHDEN
|
||
20
|
A ESCOLA COMO INSTRUMENTO DE PROPAGANDA NOS PROJETOS DE COLONIZAÇÃO EM
MATO GROSSO A PARTIR DE 1970
|
CLAILTON
LIRA PERIN
ELIZABETH
FIGUEIREDO DE SÁ
|
||
21
|
ESTADO NOVO URBANIZAÇÃO E EDUCABILIDADES EM CUIABÁ-MT
|
GINO
FRANCISCO BUZATO
|
||
22
|
A ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO NO BRASIL FRENTE ÀS MUDANÇAS
EMPREENDIDAS PELO ESTADO NEOLIBERAL
|
JAQUELINE
DA SILVA ALENCAR
|
||
GT 9 - Cultura, Linguagem do Corpo e Educação 10/09/2013 local: SALA 58
IE 14h às 16.30
|
||
Coordenação: Evando Carlos Moreira, Wanessa Rezende
Sousa e Anézio Martins Santana
|
||
Título do
Trabalho
|
Autores
|
|
1
|
A IMPORTÂNCIA DAS DANÇAS REGIONAIS ENQUANTO IDENTIDADE
CULTURAL NO ÂMBITO ESCOLAR
|
JACQUELINE DA SILVA NUNES PEREIRA
LEYDIANE VITÓRIA SALES
MINÉIA CARVALHO RODRIGUES
|
2
|
AMPLIANDO A VISÃO SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA –
DIÁLOGOS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA
|
RAQUEL FIRMINO MAGALHÃES BARBOSA
ROGÉRIO MARQUES DE ALMEIDA
|
3
|
ANÁLISE DO PADRÃO FUNDAMENTAL DE MOVIMENTO DA RECEPÇÃO
E VOLEIO EM ESCOLARES
|
DEMETRIUS CORREA DE AGUIAR
|
4
|
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A
ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO DOCENTE
|
MAYARA RODRIGUES DE QUEIRÓZ
RAQUEL STOILOV PEREIRA MOREIRA
|
5
|
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO MUNICÍPIO DE NOSSA SENHORA
DO LIVRAMENTO: UM MAPEAMENTO SOB A ÓTICA DISCENTE E DOCENTE
|
JULIANE DA SILVA RIBEIRO
RAQUEL STOILOV PEREIRA MOREIRA
|
6
|
CORPO E O CUIDADO DE SI NO COTIDIANO DAS PRÁTICAS
PEDAGÓGICAS
|
ANTÔNIO VITAL MENEZES DE SOUZA
NADIA ARAUJO SILVA
VINICIUS SILVA SANTOS
|
7
|
CRIANÇAS E INFÂNCIAS: A PARTICIPAÇÃO DA CRIANÇA NO PROCESSO
DE GESTÃO DO ESPAÇO ESCOLAR
|
FABIANA RODRIGUES OLIVEIRA QUEIROZ
SIMONE ALBUQUERQUE DA ROCHA
|
GT 9 - Cultura, Linguagem do Corpo e Educação 11/09/2013 local: SALA 58
IE 14h às 16.30
|
||
8
|
INFÂNCIAS E
LINGUAGENS ARTÍSTICAS: VOZES, CRIAÇÕES E QUERERES DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE
VULNERABILIDADE SOCIAL.
|
FRANCISANE
NAYARE DE OLIVEIRA MAIA
LUCIANA
APARECIDA DE ARAUJO PENITENTE
|
9
|
NO DISCURSO
MOVEDIÇO ENTRE CORPO E IMAGEM: OLHAR A CIDADE - ENXERGAR O XAVANTE
|
ÁGUEDA APARECIDA
DA CRUZ BORGES
|
10
|
O BRINQUEDO
TERAPEUTICO E A RELAÇAO COM O BRINCAR
|
CLEOMAR
FERREIRA GOMES
MARLENE
GONÇALVES DE OLIVEIRA
|
11
|
O PLANEJAMENTO
DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O DISCURSO DO PROFESSOR EM PAUTA
|
CAMILLA
FERNANDES GUIMARÃES
CAROLINE MARIA
DE LIMA
RAQUEL STOILOV
PEREIRA MOREIRA
|
12
|
SISTEMA
FORMAÇÃO ESPORTIVO NACIONAL – A CONSTRUÇÃO DE MEDIDAS AVALIATIVAS
|
LEANDRO DE
SOUZA
MOACIR JULIANI
|
13
|
VIVÊNCIA DE
ESPORTES INDÍGENAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL
|
LIZIA KELLE
DOS SANTOS ALMEIDA
LUCIANA DE
OLIVEIRA SILVA
|
GT 10 - Formação de Professores
|
||
Coordenação: Filomena Maria de Arruda Monteiro 10/09/2013
local : Sala 59 -
IE 14h às 16.30h
|
||
Título do
Trabalho
|
Autores
|
|
1
|
A CRIATIVIDADE
HUMANA QUE A ESCOLA AINDA DESCONHECE: SEUS FUNDAMENTOS A PARTIR DO PENSAMENTO
DE HUMBERTO MATURANA.
|
ELEUSA SPAGNUOLO SOUZA
|
2
|
A FORMAÇÃO DO
COORDENADOR PEDAGÓGICO A PARTIR DO PROJETO SALA DE GESTORES
|
RINALDA
BEZERRA CARLOS
|
3
|
A FORMAÇÃO DO FORMADOR
DA EJA COMO UM MOVIMENTO DIALÉTICO NA REELABORAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA DO
ESTADO DE MATO GROSSO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
|
ADEMAR DE LIMA
CARVALHO
SÁVIO ANTUNES
DOS SANTOS
|
4
|
A FORMAÇÃO DO
SABER HISTÓRICO: CONTRIBUIÇÕES ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS JUNTO A INFÂNCIA
|
CAMILA JOSE
GALINDO
CRISTIANE
APARECIDA ZAMBOLIN TEODORO
|
5
|
A FORMAÇÃO
DOCENTE E O CONTEXTO DA PRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO
|
EDSON GOMES
EVANGELISTA
LILIAN
AUXILIADORA MACIEL CARDOSO
LURDI HAAS
NEUZA MARIA
RIBEIRO DA COSTA
|
6
|
A FORMAÇÃO
PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
|
DAYANNE
PRISCILA DE OLIVEIRA NOBILE
MICHELLE
GRAZIELA DE OLIVEIRA NOBILE
|
7
|
A INFLUÊNCIA
DOS MÉTODOS GINÁSTICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO FINAL
DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX NO BRASIL
|
CARLA GRACIETE
LIMA DOS SANTOS
ELISÂNGELA
RODRIGUES FURTADO
|
8
|
A POLÍTICA DE
FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE MATO
GROSSO
|
DAYANNE
PRISCILA DE OLIVEIRA NOBILE
JORCELINA
ELISABETH FERNANDES
MICHELLE
GRAZIELA DE OLIVEIRA NOBILE
|
9
|
A POLÍTICA DE
FORMAÇÃO CONTINUADA E/OU PERMANENTE DE PROFESSORES: CONCEPÇÕES E TENDÊNCIAS
|
TEREZINHA DE
JESUS AIRES CARNEIRO
|
10
|
A PROFISSÃO DOCENTE E OS SABERES PEDAGÓGICOS QUE A
ENVOLVE
|
IRTON MILANESI
REILA MÁRCIA BORGES RODRIGUES
WAGHMA FABIANA BORGES RODRIGUES
|
GT 10 - Formação de Professores
|
||
Coordenação: Filomena Maria de Arruda Monteiro 11/09/2013
local : Sala 59 -
IE 14h às 16.30h
|
||
Título do
Trabalho
|
Autores
|
|
11
|
A PSICOLOGIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE
DAS TESES, DISSERTAÇÕES E ARTIGOS PUBLICADOS DE 2007 A 2011
|
ADEMAR DE LIMA CARVALHO
HELEN SANTANA MANGUEIRA DE SOUZA
SIMONE ALBUQUERQUE DA ROCHA
|
12
|
A UNIVERSIDADE COMO PARADIGMA DE INOVAR E ATUAR COMO PARCEIRA
DA ESCOLA PÚBLICA
|
ROSE MARIE VIANNA PRATES BASSUMA
|
13
|
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM CONCEPÇÕES E IDEIAS DOS
PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE VILHENA-RO
|
ANDRESSA CRISTINA TOMACHESKI DE SOUZA
FLAVIANA FAUSTINO DA SILVA
GIOVANA ALEXANDRA STEVANATO
ODAIR ALVES VIEIRA
|
14
|
CRIANÇA, INSTITUCIONALIZAÇÃO E BRINCADEIRA
|
CLEOMAR FERREIRA GOMES
SONIA CRISTINA DE OLIVEIRA
|
15
|
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DOS ANOS
INICIAIS: CARACTERIZANDO UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE CUIABÁ-MT.
|
FRANCISCO ANTONIO DE SOUSA
KELLY KATIA DAMASCENO
MAGDA DE MATTOS
SANDRA PAVOEIRO TAVARES CARVALHO
SÉRGIO CARLOS DA SILVA
|
16
|
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: CARACTERIZAÇÃO DO
CONTEXTO DE PESQUISA E DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CUIABÁ
|
CÍNTIA GUAZZI BIRAL
RAIMUNDO NONATO DA SILVEIRA BARBOSA
RITA DE CÁSSIA DOMINGUES DOS SANTOS
RUTE ALMEIDA E SILVA
SUSANA ALVES VIEIRA DANIEL
|
17
|
EDUCAÇÃO ENTRE TERRITÓRIOS E EXPRESSÕES CULTURAIS
|
MONIQUE MARQUES DE FARIA
|
18
|
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DO PROFESSOR
NO CONTEXTO EDUCACIONAL DO MUNICIPIO DE SORRISO-MT
|
RUBIA REGINA MORARI FALINSKI
SONIA MARIA DAMBROSIO
|
19
|
ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA DOCENTE
|
ANA PAULA KUHN
ROBERTA KELY DA COSTA GALDINO PERES
VALÉRIA DE ARAUJO CARNEIRO
|
20
|
ESTUDO SOBRE O CUIDAR E EDUCAR
|
FILOMENA MARIA DE ARRUDA MONTEIRO
MENILCE ANTONIA DA SILVA
|
GT 10 - Formação de Professores
|
||
Coordenação: Filomena Maria de Arruda Monteiro 12/09/2013
local : Sala 59 -
IE 14h às 16.30h
|
||
Título do
Trabalho
|
Autores
|
|
21
|
FORMAÇÃO CONTINUADA, UMA ANÁLISE DA SALA DE EDUCADOR DA
ESCOLA ESTADUAL DES. MILTON ARMANDO POMPEU DE BARROS EM COLÍDER-MT.
|
DENISE CRISTINA DOS SANTOS
LUCI TEREZINHA KROETZ FERNANDES MASO
|
22
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ESTÁGIO CURRICULAR NO CURSO
DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO
|
ROSÂNGELA RAMOS ROLDAN
|
23
|
FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONTRADIÇÕES E
DESAFIOS
|
DEBORAH
ANDRADE TORQUATO SCHIMIDT
ELISABETH
CHRISTMANN RAMOS
|
24
|
FORMAÇÃO DOCENTE: REVISITANDO OS MOMENTOS ANDRAGÓGICOS
E OS FOCOS DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS
|
FELICIANA CUNHA FIGUEIREDO
ITAMAR JOSÉ BRESSAN
MARCO ANTONIO ALVES BRAGA
MARILENE DE SOUZA CARVALHO
|
25
|
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: DISCUTINDO A
LICENCIATURA EM FÍSICA
|
EDILSA CAETANO DA TRINDADE
FÁBIO MARIANI
LUCAS EDUARDO SILVA
PAULO VIEIRA DA SILVA JUNIOR
|
26
|
FORMAÇÃO INICIAL: A VISÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE SEU PRIMEIRO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
|
DAIANE MORAES SOUZA
LARISSA BERALDO KAWASHIMA
|
27
|
HISTÓRIAS DE VIDA E DE FORMAÇÃO: ENTRE A IDENTIDADE E A
PROFISSIONALIDADE DE PROFESSORES
|
VERA LUÍSA DE SOUSA
|
28
|
INFÂNCIA E FORMAÇÃO INDÍGENA PARA A DOCÊNCIA: REFLEXÕES
A PARTIR DA SOCIOLOGIA
|
LAUDINÉA DE SOUZA RODRIGUES
SÍLVIA DE FÁTIMA PILEGI RODRIGUES
|
29
|
LIVRO DIDÁTICO E CONCEPÇÕES CRISTALIZADAS
|
EWERTON VIEGAS ROMEO MIRANDA
MICHAEL JHONATAN SOUSA SANTOS
NERIELY DANTAS DA SILVA
|
30
|
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DO
PROFESSOR CRÍTICO-REFLEXIVO
|
CARLINHO VIANA DE SOUSA
IRTON MILANESI
|
GT 10 - Formação de Professores
|
||
Coordenação: Filomena Maria de Arruda Monteiro 13/09/2013
local : Sala 59 - IE 14h às 16.30h
|
||
Título do
Trabalho
|
Autores
|
|
31
|
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E OS CONHECIMENTOS
INDISPENSÁVEIS À ATUAÇÃO DOCENTE NA FORMAÇÃO INICIAL
|
ALBERTO ALBUQUERQUE GOMES
DULCINÉIA BEIRIGO DE SOUZA
SILVIA ADRIANA RODRIGUES
SIMONE BRANDOLT FAGUNDES
|
32
|
O PANORAMA DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: PROFESSORES
INICIANTES E SUA INCLUSÃO NA CARREIRA DOCENTE NO PERÍODO DE 2008 A 2012
|
ROZILENE DE MORAIS SOUSA
SIMONE ALBUQUERQUE DA ROCHA
|
33
|
O PAPEL DO CONSELHO ESCOLAR COMO MEDIADOR DO PROCESSO
DE FORMAÇÃO DOCENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS.
|
ROSANA SOCORRO CAVALCANTE DE SOUZA DUTRA
|
34
|
O PROFESSOR QUE INVESTIGA A SUA PRÁTICA DOCENTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA
HISTÓRIA
|
ALAN CRISTIAN DE CARVALHO
SÓCRATES ALVES DE OLIVEIRA
|
35
|
PEDAGOGIA NA CONTEMPORANEIDADE: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
|
MATILDES APARECIDA TRETTEL DE OLIVEIRA
|
36
|
PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA
ANÁLISE DAS PRODUÇÕES NO PERÍODO 2007-2011
|
RENATA RIBEIRO MONTEIRO
SÍLVIA DE FÁTIMA PILEGI RODRIGUES
SIMONE ALBUQUERQUE DA ROCHA
|
37
|
PROCESSOS FORMATIVOS DE LICENCIANDOS EM FÍSICA DO IFMT
|
FÁBIO MARIANI
|
38
|
PROEJA: DESAFIOS DO PROFESSOR DA ÁREA TÉCNICA NA ADEQUAÇÃO LINGUÍSTICA
E METODOLÓGICA
|
WALDINEIA LEMES DA CRUZ ALVES
|
Coordenação: Filomena Maria de Arruda Monteiro 13/09/2013
local : Sala 58 - IE 14h às 16.30h
|
||
39
|
PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA E AS DIFICULDADES NA PRODUÇÃO
ENUNCIATIVA ORAL
|
GRAZIANI FRANÇA CLAUDINO DE ANICÉZIO
|
40
|
PROFESSORES INICIANTES: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA DOCÊNCIA
|
ALESSANDRA SILVA DE SOUZA
EUGÊNIA MARIA DA SILVA MORAIS
NAIANA RORIGUES DA SILVA
|
41
|
PROJOVEM URBANO DO MUNICIPIO DE VÁRZEA GRANDE-MT: TRAJETÓRIAS E
PERCURSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES.
|
CARLOS ALBERTO CAETANO
|
42
|
SABERES DOCENTES, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E EXIGÊNCIAS TECNOLÓGICAS
|
JOZANES ASSUNÇÃO NUNES
SEBASTIANA MARIA DE BARROS PANTAROTTO
|
43
|
SABERES E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALFABETIZAÇÃO NO
COTIDIANO ESCOLAR
|
ANA PAULA KUHN
ROBERTA KELY DA COSTA GALDINO PERES
VALÉRIA DE ARAUJO CARNEIRO
|
44
|
TRAJETÓRIA DOS ENFERMEIROS DOCENTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DIÁLOGOS E
RESSIGNIFICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO IDENTITÁRIO
|
FILOMENA MARIA DE ARRUDA MONTEIRO
MAGDA DE MATTOS
|
45
|
UM DIÁLOGO COM PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DE CUIABÁ E VÁRZEA
GRANDE SOBRE A SELEÇÃO E A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO
|
EWERTON VIEGAS ROMEO MIRANDA
MICHAEL JHONATAN SOUSA SANTOS
|
46
|
UMA PERSPECTIVA DE (RE) ORGANIZAÇÃO
METODOLÓGICA DOS ENCONTROS FORMATIVOS DO SALA DE EDUCADOR EM DUAS
ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE VÁRZEA GRANDE
|
KELLY KATIA DAMASCENO
SOELY APARECIDA DIAS PAES
|
GT 11 – Movimentos Sociais e Educação
|
||
Coordenação: Maurélio Menezes 11/09/2013 local : Auditório
68 - IE 14h às 16.30h
|
||
Título do
Trabalho
|
Autores
|
|
01
|
AS MANIFESTAÇÕES NO BRASIL EM 2013: REFLEXÕES
FREIRIANAS
|
DIEGO CHABALGOITY
|
02
|
DA PRIMAVERA ÁRABE AO OUTONO/INVERNO BRASILEIRO: A
DIMENSÃO PEDAGÓGICA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS
|
MAURELIO MENEZES
|
03
|
MOVIMENTO ESTUDANTIL CONTEMPORÀNEO: UM ENSAIO DE
REINVENÇÃO DA DEMOCRACIA EM BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS NO CURSO DE DIREITO
|
EDNA SOARES DA SILVA
JEFFERSON ANTONIONE RODRIGUES
RAFAEL TAMANDARÉ
|
04
|
CONTRADIÇÕES DE
UMA MANIFESTAÇÃO
|
EVELINE MARIA AMORIM BEZERRA
|
05
|
SOBRE A “TRADUTIBILIDADE” DE GRAMSCI E ALGUMAS
TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS NA ITÁLIA E NO BRASIL
|
MARIA JULIA PAIVA DE FRANÇA
PERCIVAL TAVARES DA SILVA
ROCCO LACORTE
|
06
|
FRUTO E SEMENTE, MODOS DE AÇÃO NA LUTA PELA TERRA.
|
ARTEMIS MOTA TORRES
SOLANGE PEREIRA DA SILVA
|
07
|
A EDUCAÇÃO DOS
MOVIMENTOS SOCIAIS: A MEMÓRIA SOCIAL QUE CIRCULA NO MST
|
ANTONIO DE JESUS PEREIRA
|
Coordenação:
Artemis Augusta Mota Torres 12/09/2013
local : Auditório 68
- IE 14h às 16.30h
|
||
01
|
EDUCAÇÃO SEXUAL PARA AS MULHERES PRIVADAS DA LIBERDADE
|
FAGNER LUIZ LEMES ROJAS
MARIA DAS GRAÇAS DE M. SILVA CALICCHIO
VERA LÚCIA DE ALMEIDA
|
02
|
ABORDAGENS OPERACIONAIS DA POLÍCIA MILITAR NO BRASIL:
ATUAÇÃO NA RELAÇÃO ETNICORRACIAL
|
JAMIL AMORIM DE QUEIRÓZ
|
03
|
DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: A CONCEPÇÃO DO
ADOLESCENTE EM FOCO
|
CARMEM LÚCIA SUSSEL MARIANO
LÍVIA FERREIRA
DIAS
|
04
|
ELEMENTOS TEÓRICOS E REFLEXIVOS SOBRE POLÍTICA DE
GOVERNO E CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA
|
FÁBIO SANTOS DE ANDRADE
|
05
|
TRABALHO ANÁLOGO AO ESCRAVO: UM TEMA A SER TRATADO EM
SALA DE AULA.
|
LUCIENE APARECIDA CASTRAVECHI
|
06
|
REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA.
|
AUGUSTA EULÁLIA FERREIRA
|
07
|
O OLHAR DA MENINA DOS OLHOS ÚNICA E TOTAL: COMPREENSÃO
FENOMENOLÓGICA DO PROGRAMA MENINAS DOS OLHOS DE DEUS E DAS DIMENSÕES DA
EXPLORAÇÃO SEXUAL E COMERCIAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM INTERFACE COM A
EDUCAÇÃO
|
RAQUEL MARTINS FERNANDES
|
GT 11 – Movimentos Sociais e Educação
|
||
Coordenação: Márcia Cristina Machado Pasuch 12/09/2013
local : Sala 07 -
IE 14h às 16.30h
|
||
Título do
Trabalho
|
Autores
|
|
01
|
MOVIMENTO DE EXPANSÃO DAS ESCOLAS DE NÍVEL TÉCNICO E
SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE MATO GROSSO, BRASIL
|
ARTEMIS MOTA TORRES
ROSA MARIA BOTTOSSO
|
02
|
RENDIMENTO ESCOLAR FRENTE ÀS ENDOPARASITOSES.
|
MARIA AUXILIADORA MACIESKI
|
03
|
FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA O SISTEMA ÚNICO DE
SAÚDE: DO SISTEMA ÚNICO DE SAUDE À IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
|
ROZANA GUARIM TENORIO OLANDA
|
04
|
O PROGRAMA NOVA ESCOLA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS POLÍTICAS
NEOLIBERAIS NA EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO E AS RESISTÊNCIAS DOS MOVIMENTOS
SOCIAIS
|
MOISES AMORA DA SILVA FILHO
|
05
|
POR UM OLHAR FENOMENOLÓGICO DA ATUAÇÃO DOCENTE NO
ENSINO/APRENDIZAGEM DO DIREITO
|
CLEBER AFFONSO ANGELUCI
|
06
|
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO CONSELHO MUNICIPAL DE
ASSISTÊNCIA SOCIAL DE CUIABÁ (GESTÃO 2009-2011)
|
DJALMA SAMPAIO DE SOUZA
IMAR DOMINGOS QUEIRÓZ
LEANA OLIVEIRA FREITAS
|
07
|
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO – EXPRESSÃO POPULAR PARA O
CONSENSO OU PARA EMACIPAÇÃO HUMANA
|
FERNANDA PÂMELA DO NASCIMENTO
|
08
|
EDUCADORAS EM CRECHES DO MUNICÍPIO DE CUIABÁ PROCESSO
IDENTITÁRIO E A CARREIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
|
MARCO ANTONIO MOURA
|
Coordenação: Elismar Bezerra Arruda 12/09/2013
local : Sala 58 -
IE 14h às 16.30h
|
||
01
|
EDUCAÇÃO EM PRISÕES: MEMÓRIAS SOBRE O DIREITO
HUMANO NA REDE DE MUNICIPAL DE CUIABÁ
|
FELICIANA CUNHA FIGUEIREDO
ITAMAR JOSÉ BRESSAN
MARCO ANTONIO ALVES BRAGA
|
02
|
O MOVIMENTO DA ESCOLA FAMÍLIA
AGRÍCOLA: MEMÓRIAS DE EGRESSOS À ENSINAGEM PELA ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE
EDUCATIVO
|
NELBI ALVES DA CRUZ
|
03
|
MEMÓRIAS E NARRATIVAS DOS PROFESSORES:
CONSTRUINDO NOVOS SENTIDOS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM CONFRESA-MT
|
SONIA MARIA BATISTA
|
04
|
O SIGNIFICADO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PARA EDUCANDOS/AS DO CEJA “CESÁRIO NETO”: UMA ABORDAGEM FREIRIANA
|
ZILMA FRANCO MORAIS ARAUJO
MARIA DA ANUNCIAÇÃO PINHEIRO
BARROS NETA
|
05
|
ESCOLA E MERCADO – A DUPLA NEGAÇÃO DA EDUCAÇÃO ÀS
MASSAS TRABALHADORAS ESCOLARIZANDAS
|
ELISMAR BEZERRA ARRUDA
|
06
|
A EDUCAÇÃO DO NEGRO NO BRASIL ENQUANTO PROCESSO
DE LUTA
|
MARISTELA MENDES
|
07
|
LA ENSEÑANZA DEL CONFLICTO ARMADO COLOMBIANO
DESDE EL RECONOCIMIENTO DE SUS ACTORES
|
INGRID LORENA TORRES GAMEZ
|
No comments:
Post a Comment