III ciclo de debates

III CICLO DE DEBATES
MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
Alterglobalização e Descolonialidade
Coordenadoras: Artemis Torres e Solange Pereira da Silva

O papel da educação é fundamental para os movimentos sociais: a educação em geral e o ensino regular em particular favorecem que as pessoas tenham consciência tanto à hora de votar e decidir, quanto à hora de mobilizar-se.

Francisco Fernández Buey
(1943-2012)




PROGRAMAÇÃO

DIA - 09/09/2013




09:00 as 10:00


HOMENAGEM
Francisco Fernández Buey (Paco Buey)
(in memoriam)

13:30 as 14:00

14:00 as 17:00

ABERTURA

RODA DE DIÁLOGOS
Movimentos populares: práxis educativas e (des)colonialidade
Moderadores: Me. Maria Dolores Campos
                      Doutorando Maurélio Menezes
Questão da terra: Lucinéia Miranda de Freitas. Líder Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
Questão Indígena: Daniel Matenho Cabixi. Líder Paresi da Terra Indígena Utiariti
Questão da Saúde: Lehu Wanio de Araújo. Educador Popular. Nep-13 de Maio

DIA - 10/09/2013

08:00 as 11:30

COLÓQUIO
Democracia na América Latina e Movimentos Populares
Coordenação: Profa Dra Artemis Torres
                     Me Maria Dolores Campos
.          Profa Dra Araceli Mondragón (UAM-XOXIMILCO) – México
.          Historiador Victor Ríos (CEMS/UPF) – Espanha
.          Prof. Dr. Percival Tavares da Silva (NIFIPE/UFF) – Brasil


14:00 as 17:00

COLÓQUIO
“Para compreender movimentos sociais e educação: a ótica de Francisco Fernández Buey”
Coordenação: Dra Artemis Torres
                     Doutoranda Solange Pereira da Silva

.            Historiador Victor Ríos (CEMS/UPF) – Espanha
Debatedor: Prof. Dr. Giovanni Semeraro (NUFIPE/UFF) – Brasil




17:00 as 18:00

ENCERRAMENTO
Coordenação: Doutoranda Mabel Strobel
                         Doutoranda Rosa M. Bottosso
.          Apresentação do Memorial Paco Buey
.          Lançamento do livro: Encontros com Paco Buey






GPMSE ---
O Grupo de Pesquisa em Movimentos Sociais e Educação (GPMSE) organizou, no período de 1992 a 2007, geralmente, no âmbito do Seminário Educação, um encontro denominado Debate sobre Movimentos Sociais e Educação, com a finalidade de abrir um espaço de conversação entre seus pesquisadores e os representantes dos setores sociais aos quais dedica seus estudos e pesquisas. Naquele momento, em suas edições, esteve estruturado de forma bastante simples, com um período de duração de quatro horas, dentro da programação do GT Movimentos Sociais e Educação.

A partir de 2008, sob nova denominação - Ciclo de Debates Movimentos Sociais e Educação – passou a realizar-se ainda no âmbito do Seminário Educação, mas já então transformado em evento paralelo, dispondo assim de uma estrutura própria. A partir daí, o evento passa a ter não apenas a finalidade de abrir um diálogo com a sociedade local ou regional, mas também a de estreitar a interlocução com os parceiros acadêmicos de outros estados brasileiros e, mesmo, internacionais. 

O primeiro evento - Ciclo de Debates Movimentos Sociais e Educação – diálogos com a democracia - contou com a participação de representantes da UFF (Prof. Dr. Giovanni Semeraro) e da USP (Prof. Dr. Antonio Joaquim Severino), com os quais o GPMSE mantinha parceria, financiado pela CAPES. Também contou com convidado especial Bruno Schettini, da Seconda Università degli Studi di Napoli (Italia). A sua segunda edição, sob a denominação II Ciclo de Debates Movimentos Sociais e Educação –uma abordagem gramsciana, ocorreu em parceria com o Núcleo de Filosofia Política e Educação (Nufipe), da UFF, que se fez presente com uma delegação coordenada pelo Prof. Dr. Percival Tavares da Silva. Neste ano, o III Ciclo de Debates Movimentos Sociais e Educação, em parceria com o Nufipe, conta com a participação especial de representantes do Centro de Estudios sobre Movimientos Sociales (CEMS), da Universitat Pompeu Fabra/Barcelona, Espanha. O propósito deste III Ciclo de Debates será homenagear o saudoso Prof. Dr. Francisco Fernández Buey, Catedrático da Universitat Pompeu Fabra, recentemente falecido e cuja história de parceria com o GPMSE remonta à própria origem do Grupo. Assim, tem como tema central a alterglobalização e a descolonialidade, buscando elucidar os processos vividos pelos movimentos sociais hoje.



ATENÇÃO!
Basta se inscrever no Seminário Educação 2013 (semiedu2013) que a inscrição em demais eventos paralelos será automaticamente feita. 

Idem à submissão de trabalhos -- basta submeter conforme as normas do semiedu2013, escolhendo o GT preferido, e todas as apresentações serão realizadas nos dias 10, 11, 12 e 13 de setembro, no período vespertino. Haverá um certificado de participação e também de apresentação de trabalhos (mini-curso, oral ou pôster).

No comments:

Post a Comment