GT 12-21

GT 12-21


GT 12 - Ensino, Currículo e Organização Escolar      
Coordenação: Ozerina Victor  de Oliveira  10/09/13 Local  : Sala 1 – Faculdade de Economia  (2º. Piso)              14h às 16.30             
Título do Trabalho
Autores
1
A COMUNIDADE A’UWÊ MARÃIWATSÉDÉ PARTICIPA DA CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA DE CURRÍCULO ESCOLAR
LUCIANA AKEME SAWASAKI MANZANO DELUCI
MARILENE MARZARI
2
A POLÍTICA DE CICLOS EM AÇÃO NA SALA DE APOIO PEDAGÓGICO DO 2º CICLO
SILVA ROSA DE OLIVEIRA
3
A PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NO CURRÍCULO ESCOLAR
GUSTAVO DE FARIA MOREIRA TEIXEIRA
ORIVALDO PERES BERGAS
PRISCYLLA DE OLIVEIRA
4
A REINTERPRETAÇÃO CURRICULAR NO CONTEXTO DA POLÍTICA DE CURRÍCULO APOSTILADO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SORRISO – MT
JORCELINA ELISABETH FERNANDES
MARIA ELOÍSA DA SILVA
5
ANÁLISE DOCUMENTAL SOBRE A ADOÇÃO DO CURRÍCULO APOSTILADO NA REDE MUNICIPAL DE PRIMAVERA DO LESTE - MT
JORCELINA ELISABETH FERNANDES
KÁTIA CRISTINA CARSE ALCOVER
6
AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS PROFESSORES E ALUNOS  DO CURSO TÉCNICO EM AUTOMOBILÍSTICA EM ESCOLA FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
ANGELICA GOIS MORALES
JORGE LUIZ SILVA DE LEMOS
7
AULAS DE HISTÓRIA: FORMANDO ALUNOS LEITORES DE MUNDO NA CONTEMPORANEIDADE
RENILSON ROSA RIBEIRO
8
CONCEPÇÕES QUE ALUNOS E PROFESSORES POSSUEM DO PROCESSO AVALIATIVO: APROXIMAÇÕES E DIVERGÊNCIAS DA PERSPECTIVA MEDIADORA
EUGÊNIA MARIA DA SILVA MORAIS
NEUZA MARIA RIBEIRO DA COSTA
PAULA PECLAT DE OLIVEIRA DOS SANTOS
9
CONSTRUINDO O CONHECIMENTO NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE JOGOS PEDAGÓGICOS
ÉRIKA PAMELA SPÓSITO DE SOUZA
GIOVANA ALEXANDRA STEVANATO
ODAIR ALVES VIEIRA
10
DILEMAS E CONFLITOS DA EQUIPE GESTORA NA ORGANIZAÇÃO DE UMA ESCOLA EM CICLOS
JORCELINA ELISABETH FERNANDES
MARCIA ALVES CAMPOS ASSUNÇÃO




GT 12 - Ensino, Currículo e Organização Escolar      

Coordenação: Ozerina Victor  de Oliveira  11/09/13 Local  : Sala 1 – Faculdade de Economia   (2º. Piso)        14h às 16.30             

Título do Trabalho
Autores

11
DIVERSIDADE RELIGIOSA E CURRÍCULOS ESCOLARES: ENTRE PRÁTICAS DE (DES)COLONIZAÇÃO RELIGIOSA NA CULTURA DA ESCOLA
ELCIO CECCHETTI
12
EDUCAÇÃO INTEGRAL: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE PROTEÇÃO, DE OPORTUNIDADE CULTURAL E DE DESENVOLVIMENTO MULTIDIMENSIONAL DA PESSOA
CARLA SPRIZÃO PONCE
13
ENSINO DE GEOGRAFIA: CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL
HIDELBERTO DE SOUSA RIBEIRO
MARILENE MARZARI
14
ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O ESTUDO DO MEIO E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE
ARALI MAIZA PARMA DALSICO
15
ESCOLA COMO ESFERA PÚBLICA, DE TRANSFORMAÇÃO E VOZ: OS DISCURSOS DOS ESTUDANTES SOBRE O CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
MAYARA BEZERRA SCARSELLI
OZERINA VICTOR DE OLIVEIRA
16
ESCOLA ORGANIZADA EM CICLOS NO ENSINO PÚBLICO DE MATO GROSSO EM DISSERTAÇÕES – ANÁLISE PRELIMINAR
LINDINALVA ALVES DA SILVA ODI
17
GRUPO INTERATIVO: PRÁTICA EDUCATIVA DIFERENCIADA  E ACELERADORA DA APRENDIZAGEM
EGLEN SILVIA PIPI RODRIGUES
MARCILENE MUNIZ MONTEIRO CONCEIÇÃO
MARIA VERONICA CORREIA DA SILVA
MARIA ZILDA RODRIGUES DE QUEIROZ
18
INTERVENÇÃO AMBIENTAL UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR
ADENILSE SILVA DE JESUS
REGINALDO VIEIRA DA COSTA
SENILDE SOLANGE CATELAN
19
O CURRÍCULO (RE) PENSADO A PARTIR DO FENÔMENO MEIO AMBIENTE NA ESCOLA RENEE MENEZES EM SINOP MT: UMA PROPOSTA MEDIADA PELA FORMAÇÃO CONTINUADA
REGINALDO VIEIRA DA COSTA
SARA CRISTINA GOMES PEREIRA
SUELLEN KARINA ALBERTONI BARROS
20
O LIVRO DIDÁTICO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA "COLONIALIDADE DO SABER"
NATÁLIA DE OLIVEIRA DE LIMA




GT 12 - Ensino, Currículo e Organização Escolar      
Coordenação: Ozerina Victor  de Oliveira  12/09/13 Local  : Sala 1 – Faculdade de Economia  (2º. Piso)                      14h às 16.30             
Título do Trabalho
Autores

21
PESQUISAS SOBRE A ESCOLA SARÃ: IMPLICAÇÕES E DESAFIOS
JUCILENE OLIVEIRA DE MOURA
OZERINA VICTOR DE OLIVEIRA

22
PESSOA COM DEFICIÊNCIA E O DIREITO À EDUCAÇÃO: PARA ALÉM DA CONSTITUCIONALIDADE
GLAUCIA EUNICE GONÇALVES DA SILVA

23
PLANEJAMENTO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA:  O PLANO DE AULA EM QUESTÃO
EVANDO CARLOS MOREIRA
FRANCISCA FRANCIELY VELOSO DE ALMEIDA

24
POLÍTICA DE CURRÍCULO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE ESTADUAL DE MATO GROSSO: INFLUÊNCIAS DE UMA COMUNIDADE EPISTÊMICA
ÉDERSON ANDRADE
JORCELINA ELISABETH FERNANDES

25
POLÍTICAS CURRICULARES NO ENSINO SUPERIOR A PARTIR DA ANÁLISE DE IMAGENS
MARIA CECILIA LOREA LEITE
RENATO DURO DIAS

26
PRODUÇÕES E (RE) INTERPRETAÇÕES NO CAMPO CURRICULAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DE DOCUMENTOS LOCAIS.
ALESSANDRA RODRIGUES MOREIRA DE CASTRO
EUCARIS JOELMA RODRIGUES FERREIRA
GABRIEL DOS SANTOS KEHLER

27
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:  ANÁLISE CRÍTICA DO COTIDIANO ESCOLAR DE UMA REDE PRIVADA DE ENSINO
CAROLINE TAFERNABERRY
CLEIDE MADERS
DAIANE SOUZA
PATRICIA DE SOUZA LOPES MORAIS
ROSIANE CRISTINA MAKIYAMA BOURSCHEID

28
REFLETINDO SOBRE A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ENFOQUE SOBRE OS ASPECTOS METODOLÓGICOS
ELIZANGELA DA SILVA FEITOSA

29
RELAÇÃO DAS ESCOLAS DE TABAPORÃ/ MT COM A CONSERVAÇÃO DA AMAZÔNIA E DO CERRADO
RUBIA MARIA MAGAYEVSKI
SÔNIA BEATRIS BALVEDI ZAKRZEVSKI

30
SERÁ QUE AS ESCOLAS DE TURNO INTEGRAL CONTEMPLAM OS TEMPOS E AS NECESSIDADES DA INFÂNCIA EM SUA PROPOSTA DE TRABALHO?
CRISTIANE PEREIRA MAGALHÃES
DAVID ARENAS CARMONA
JOSIELE PIREZ DOS SANTOS DUARTE
MOACIR JULIANI





GT 13 - Educação e Psicologia             
Coordenação: Sumaya Persona de Carvalho 10/09/2013      Local  : Sala 02 – Faculdade de Economia                  14h às 16.30             
Título do Trabalho
Autores
1
EVENTOS ESTRESSORES E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DE DOCENTES DA ÁREA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
ELLEN CRISTINE KANASUÉ MATOS DE MOURA
TAMIRES PONCE DE SANTANA
TATIANE LEBRE DIAS
VANESSA ROSA NOGUEIRA DA SILVA

2
O BRINCAR ENTRE CRIANÇAS DE 5 A 6 ANOS: UMA OBSERVAÇÃO NA BRINQUEDOTECA DA UFMT – CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS
ALESSANDRA PEREIRA DOMINGUES.
EGLEN SILVIA PIPI RODRIGUES
GLEICY APARECIDA DE SOUSA
MARCELO DE SOUZA

3
O EDUCADOR E O TRABALHO COM VALORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A QUESTÃO DA UNIVERSALIZAÇÃO E/OU DO RELATIVISMO
LISIANE ABRUZZI DE FRAGA

4
O ESPAÇO E O LUGAR NA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICIPIO DE SINOP-MT
CLARICE CÔRTES
DANIELA PARECIDA ZANETTI
HERNANI LUIZ AZEVEDO
PATRÍCIA ROSINKE

5
O ESPAÇO E O LUGAR NA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICIPIO DE SINOP-MT: COMUNICAÇÃO ORAL
CLARICE CÔRTES
DANIELA PARECIDA ZANETTI
HERNANI LUIZ AZEVEDO
PATRÍCIA ROSINKE

6
TRABALHO DOCENTE E VULNERABILIDADE AO ESTRESSE: AS MUDANÇAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
ALESSANDRA RIBEIRO DE MORAES
LAIS MACIEL REZENDE
MAELISON SILVA NEVES
SUZANA ESTEVAM FERREIRA SANTANA
TATIANE LEBRE DIAS

7
ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL DA INFÂNCIA EM SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO: ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA SOCIAL À PEDAGOGIA
DIANA PAOLA GUTIERREZ DIAZ
NÉLITON GOMES AZEVEDO
RODRIGO LIMA RIBEIRO GOMES




GT 14 - Educação Superior  
Coordenação: Maria das Graças Martins da Silva  10/09/2013  Local:  Sala 03 – Faculdade de Economia      14h às 16.30h          
Título do Trabalho
Autores
1
A (DES) COLONIALIDADE DO SABER: UM ENSAIO A PARTIR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO- AMERICANA (UNILA).
LEILA YATIM
TCHELLA FERNANDES MASO
2
A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO SUPERIOR
CARLOS EDINEI DE OLIVEIRA
GEIRIELE RODRIGUES DA SILVA
HELLEN MARIA TIBURSKI
KACIANO TONHI
LUCAS DOUGLAS ROTHMUND
3
A INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE LABORAL NA ESCOLHA DO CURSO: UMA ABORDAGEM COM TRABALHADORES-ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
SUELLEN RODRIGUES DE OLIVEIRA MAIER
4
A PESQUISA REGIONALISTA NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE DIREITO
JEFFERSON ANTONIONE RODRIGUES
5
A TRAJETÓRIA DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA UFMT: UM BREVE RECORTE
MONIZE RODRIGUES MIRANDA
RONARA FIXINA WEIMER
TÂNIA MARIA SANTANA DOS SANTOS
6
ACOMODAÇÃO COMO PROCESSO SOCIAL FUNDAMENTAL NA PROFISSIONALIZAÇÃO DA PSICOLOGIA HOSPITALAR
ANDRÉ LUIS RIBEIRO LACERDA
7
ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS EM SALA DE AULA PARA OS ACADÊMICOS DO 6º SEMESTRE DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA CIDADE DE COLÍDER/MT.
GISLENE PAZIM
LUCI TEREZINHA KROETZ FERNANDES MASO
8
DA PRÉ-GEOGRAFIA A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO
LEANDRO DOS SANTOS
VALDIR RICARDO FRANCISCO
9
DESAFIOS NA INCLUSÃO DA METODOLOGIA DE PROJETOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
CARMA MARIA MARTINI
REGINALDO TUDEIA DOS SANTOS
ROSANA DE OLIVEIRA SANTIAGO
10
ENADE 2006 E 2009: PANORAMA DA AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE DIREITO EM MATO GROSSO
GISELE CRISTINA BALBO
JACKELINE NASCIMENTO NORONHA DA LUZ
PATRÍCIA SIMONE NOGUEIRA



GT 14 - Educação Superior  
Coordenação: Maria das Graças Martins da Silva  11/09/2013  Local:  Sala 03 – Faculdade de Economia      14h às 16.30h          
Título do Trabalho
Autores
11
ESTADO DA ARTE DOS PLANOS NACIONAIS DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA (1975 A 2011)
EGESLAINE DE NEZ
12
FORMAÇÃO ACADÊMICA NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM E O ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
EVANDO CARLOS MOREIRA
WANESSA REZENDE SOUSA
13
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM SAÚDE INTERDISCIPLINAR (GEPSAI): UMA ALTERNATIVA DE ESTUDO E DISCUSSÃO DURANTE A GRADUAÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
ANDRÉIA VIEIRA DE GÓES
JAQUELINE PATRICIA SIQUEIRA
KAMILLA MAESTÁ AGOSTINHO
MARIAN ASSENÇÃO DE PAULA ALVES
PACÍFICA PINHEIRO CAVALCANTI
14
ÍNDICES DE REPROVAÇÃO EM CÁLCULO: BUSCANDO A CONSCIENTIZAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA MATEMÁTICA BÁSICA NESSES NÚMEROS
ANDREIA CRISTINA RODRIGUES TREVISAN
EBERSON PAULO TREVISAN
HEBER FERREIRA MAFRA
15
INSTITUINDO ALTERNATIVAS PROPULSORAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PLURAL
RICHÉLE TIMM DOS PASSOS DA SILVA
16
MONITORIA DE FARMACOLOGIA PARA O CURSO DE ENFERMAGEM: UMA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
JULIANA CRISTINA MAGNANI PRIMAO
LUCINÉIA REUSE ALBIERO
PACÍFICA PINHEIRO CAVALCANTI
VALFRAN DA SILVA LIMA
17
O PAPEL DA DISCIPLINA INICIAÇÃO À PESQUISA NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
MARISA BRITO AGUIAR
18
O PAPEL DA DISCIPLINA INICIAÇÃO À PESQUISA NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CLEUSA BERNADETE LARRANHAGAS MAMEDES
19
O PROFISSIONAL NÃO-DOCENTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA E O DIREITO À FORMAÇÃO CONTINUADA
GUELDA CRISTINA D OLIVEIRA ANDRADE
20
PERCEPÇÕES SOBRE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E O PAPEL DA FLORESTA
DAMARIS TEIXEIRA PAZ







GT 14 - Educação Superior 
Coordenação: Maria das Graças Martins da Silva  12/09/2013  Local:  Sala 03 – Faculdade de Economia      14h às 16.30h          
Título do Trabalho
Autores
21
PERFIL DOS DOCENTES TURISMÓLOGOS ATUANTES NO ENSINO SUPERIOR EM CUIABÁ/MT
ANA PAULA BISTAFFA DE MONLEVADE

22
PERSPECTIVAS DE FLEXIBILIZAÇÃO NO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA AGENDA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
WAINE TEIXEIRA JÚNIOR

23
PET INTERDISCIPLINAR: ESPAÇO DE FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM DIALÓGICA
EGLEN SILVIA PIPI RODRIGUES
WAINE TEIXEIRA JÚNIOR

24
PRÉ-VESTIBULAR COMUNITÁRIO E ENSINO SUPERIOR PÚBLICO EM TANGARÁ DA SERRA/MT
HELLEN CRISTINA DE SOUZA
MARINEZ CARGNIN-STIELER

25
PROGRAMA CIÊNCIAS SEM FRONTEIRAS: AS CHAMADAS PÚBLICAS EM QUESTÃO
JOIRA APARECIDA LEITE DE OLIVEIRA AMORIM MARTINS

26
REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE CAPITAL CULTURAL NA PERSPECTIVA DE PIERRE BOURDIEU.
EDNA LUZIA ALMEIDA SAMPAIO
LUIZ RODRIGUES
VANUSA APARECIDA ALMEIDA

27
TEORIA CRITICA DECOLONIAL:  SOBRE UM VAZIO EPISTEMOLÓGICO NA ACADEMIA BRASILEIRA
JOÃO JOSÉ VERAS DE SOUZA






GT 15 - Relações Raciais e Educação 
Coordenação:  Maria Lúcia  Muller  10/09/2013  Local :  Auditório da FAECC   14h às 16.30h          
Título do Trabalho
Autores
1
"PORQUE EU SOU QUEM EU SOU": REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO E SISTEMA SOCIOEDUCATIVO
PAULA VARGENS

2
10 ANOS DE PROMULGAÇÃO DA LEI Nº 10639/03: SEUS REFLEXOS EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR DA PERIFERIA
ALTAIR CAETANO

3
A (IN)VISIBILIDADE DO POLICIAL MILITAR FEMININO NEGRO NA POLÍCIA MILITAR BRASILEIRA
MARLI DE SOUZA QUEIRÓZ

4
A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA
SILVÂNIO PAULO DE BARCELOS

5
A IDENTIDADE DE PROFESSORAS NEGRAS, CONSTRUÍDA A PARTIR DA EDUCAÇÃO.
FLÁVIA GILENE RIBEIRO

6
A IGUALDADE RACIAL NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: UMA ANÁLISE JURÍDICA
JORGE CORREIA DA SILVA JUNIOR

7
A PRESENÇA NEGRA EM VILHENA: MORADIA, TRABALHO E ESCOLARIDADE
FLAVIANA FAUSTINO DA SILVA
LILIANE PEREIRA DE SOUSA
ODAIR ALVES VIEIRA

8
AFRICANIDADES E DENTIDADES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA: OLHARES DOCENTES EM ITABAIANA-SE
ELIS RAQUEL SANTOS DE SANTANA SANTIAGO
EVANILSON TAVARES DE FRANÇA
JEANE DE JESUS SANTOS
MARIA BATISTA LIMA
MARIA DE FÁTIMA MENEZES DE JESUS

9
ANÁLISE DOS PROJETOS POLÍTICO PEDAGÓGICOS (PPPS) DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ALTA FLORESTA/MT À LUZ DA LEI Nº 10.639/2003
MARIA DAS GRAÇAS CAMPOS
SOLANGE DOS SANTOS






GT 15 - Relações Raciais e Educação 
Coordenação:  Maria Lúcia  Muller  11/09/2013  Local : Auditório da  FAECC                        14h às 16.30h          
Título do Trabalho
Autores
10
D’O CABELO DE LELÊ AOS CACHOS DA MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA A PARTIR DOS CONTOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS
ALIETE PEREIRA
SHEILA DIAS DA SILVA

11
DIVERSIDADE, IDENTIDADE, DIFERENÇA: A QUESTÃO MULTICULTURAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO BRASIL.
JORGE LUÍS RODRIGUES DOS SANTOS

12
EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO DE IGUALDADE RACIAL: A SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM
ANDRÉIA RODRIGUES SILVA
BRÍGIDA APARECIDA DA SILVA GODOY
CANDIDA SOARES DA COSTA
ELIARA SOUSA DIAS
SIMONE APARECIDA RIBEIRO LIMA

13
EDUCAÇÃO E RENDA DA POPULAÇÃO PRETA NO BRASIL
ANA PAULA BISTAFFA DE MONLEVADE
DEJENANA KEILA OLIVEIRA CAMPOS
IVONETE FERNANDES DE SOUZA
KARLA CRISTINA DE SOUSA OLIVEIRA
VICENTE PEDROSO DA SILVA FILHO

14
EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A DESCOLONIZAÇÃO DO CURRÍCULO: POSSIBILIDADES ABERTAS PELA LEI 10.639/2003.
BENEDITA MARQUES BORGES
EUGENIA PORTELA DE SIQUEIRA MARQUES
FERNANDA ALEXANDRINA DE ALMEIDA

15
EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E FORMAÇÃO DOCENTE: DILEMAS E PERSPECTIVAS
EUGENIA PORTELA DE SIQUEIRA MARQUES
WILKER SOLIDADE DA SILVA

16
ESTRATÉGIAS DE ENSINO APÓS A LEI 10.639/03 PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
EROTILDES PEREIRA LEITE

17
HERANÇA DE UMA CIÊNCIA RACIALISTA: INTRODUÇÃO AO CENÁRIO DE PESQUISA SOBRE  RELAÇÕES RACIAIS EM SAÚDE
CANDIDA SOARES DA COSTA
VALDECI SILVA MENDES

18
HISTÓRIAS DE TIA NASTÁCIA: UM OLHAR ANALÍTICO ACERCA DA DESVALORIZAÇÃO DE SABERES DE TIA NASTÁCIA EM RELAÇÃO AOS DE DONA BENTA
EMANOELLE FRANCISCA DA SILVA ARRUDA

JOAO GONÇALO DO NASCIMENTO



GT 15 - Relações Raciais e Educação 
Coordenação:  Maria Lúcia  Muller  12/09/2013  Local : Auditório da  FAECC                        14h às 16.30h          
Título do Trabalho
Autores
19
MÃE! EU AMO MEU CRESPO! É MINHA IDENTIDADE!
CLEONICE PEROTONI
MICHELE DE OLIVEIRA LAGE
OLIMPIA TEREZINHA DA SILVA HENICKA
ROSANGELA FERREIRA NOBRE ROMERA

20
NEGRO, EU? NÃO. NEGRO É MEU ALUNO!
EMANOELLE FRANCISCA DA SILVA ARRUDA
JOAO GONÇALO DO NASCIMENTO

21
O NEGRO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UM DEBATE EM ABERTO
MARIA LÚCIA RODRIGUES MULLER
NILMA DA CUNHA GODOI

22
O OLHAR IMPERIAL NA CONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA ÚNICA DA ÁFRICA
JOÃO FELIPE ASSIS DE FREITAS

23
PERCEPÇÕES DE CRIANÇAS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE AFRICANIDADES NA SOCIEDADE E NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO EM DUAS ESCOLAS SERGIPANAS
ELIS RAQUEL SANTOS DE SANTANA SANTIAGO
EVANILSON TAVARES DE FRANÇA
HERMÍNIA RAFAELA PEREIRA DOS SANTOS.
MARIA BATISTA LIMA

24
RECONHECIMENTO E PERTENCIMENTO:  NARRATIVAS DE SER NEGRO E SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
MARIA LUIZA TROIAN

25
RELAÇÕES RACIAIS E IDEOLOGIAS DO BRANQUEAMENTO NOS LIVROS DIDÁTICOS
MAURECI MOREIRA DE ALMEIDA

26
RELAÇÕES RACIAIS NO CONTEXTO DA ESCOLA MUNICIPAL MENINO DEUS - UM ESTUDO DE CASO
ANAIR.BONGIOVANI
CLEONICE PEROTONI

27
UM OLHAR SOBRE AS REPRESENTAÇÕES DE PESSOAS QUE CIRCUNDAM PELO LIVRO DIDÁTICO NO AMBIENTE ESCOLAR.
CANDIDA SOARES DA COSTA
FABIANE PASSARINI MARQUES
JULIANNA SILVA PEREIRA
MARTA ANDREIA ESTANCARE PINHEIRO







GT 16 - Educação e Linguagem 
Coordenação:  Ana Arlinda de Oliveira 10/09/2013  Local : Sala 04  - Faculdade de Economia                         14h às 16.30h          
Título do Trabalho
Autores
1
A ESSENCIALIDADE DA LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO DO LEITOR NO PENSAR E NO FAZER DOCENTE
ANA ARLINDA OLIVEIRA
MAURECILDE LEMES DA SILVA SANTANA
2
A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
ANÉZIO MARTINS SANTANA
EVANDO CARLOS MOREIRA
3
A INTERDISCURSIVIDADE COMO CONSTRUÇÃO DE SENTIDO DAS VERSÕES MODERNISTAS DA CANÇÃO DO EXÍLIO
NÁDIA CRISTINA DA SILVA SANTOS
4
ARTE: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
ANA ARLINDA OLIVEIRA
GUSTAVO CUNHA DE ARAÚJO
5
ENSINAR A LER? A INFLUÊNCIA DO EXEMPLO
GEISIÉLLY DE SOUZA SANTOS CASTAMAN
ROSIANE DO ROCIO KIRSCHKE CORRÊA
SANDRA MARIA PALUDOLEITE
6
ENSINO DA ARTE E CULTURA DE CUIABÁ
EUNICE MARIA DAL' MASO
7
ENTRE MÃOS E LÍNGUAS: A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA COMO SEGUNDA LÍNGUA.
CARMEN LÚCIA DE OLIVEIRA MELO
8
INFÂNCIA E MÍDIA: RELAÇÕES COM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, O QUE REVELAM OS DESENHOS E ATIVIDADES ESCOLARES DE UMA CRIANÇA?
EVANDRO SALVADOR ALVES DE OLIVEIRA
9
LINGUAGEM E EDUCAÇÃO: LITERATURA INFANTOJUVENIL E AS RAÍZES POPULARES
ANNA MARIA RIBEIRO F. MOREIRA DA COSTA
ROSEMAR EURICO COENGA
10
MEMÓRIAS DE PRÁTICAS NA ALFABETIZAÇÃO NO CENÁRIO EDUCATIVO DE VÁRZEA GRANDE- MT
IEDA RAMONA DO AMARAL
11
MOSTRA LITERÁRIA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA TODAS AS ÁREAS
DANIELA BONFIM DE CASTRO
ELOETE CANTON
JULLY RAFAELLE DA SILVA BRITO
MARISA MAIA DE AMORIM LEITE
NILZO DIAS DA SILVA
12
PORQUE TRABALHAR COM PROJETOS EM LÍNGUA PORTUGUESA. ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE: “CONTOS DE FADAS”
JAQUELINE FREIRE BISPO
JOCIMARA MARIA RAMOS
PATRICIA ELBES DE OLIVEIRA LEITE






GT 17 - Educação Infantil
Coordenação:  Daniela  B.da Silva Freire Andrade   10/09/2013  Local : Auditório  - Faculdade de Economia         14h às 16.30h          
Título do Trabalho
Autores
1
A AULA DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA LEITURA DAS PROFESSORAS E AUXILIARES DE CLASSE DE CRIANÇAS DE 2 A 5 ANOS DE IDADE.
TÁSSIA LUIZ DA COSTA PORTO
2
A GESTÃO DEMOCRÁTICA COMO FACILITADORA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A EXPERIÊNCIA NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CAMPO GRANDE/MS
ILZA ALVES PACHECO
SUELY CRISTINA SOARES DA GAMA
3
AS LENTES MANOELINAS: DELÍRIOS DE UM OLHAR SOBRE A INFÂNCIA
MARIA ELIZABETE NASCIMENTO DE OLIVEIRA
4
BERÇÁRIO: O ESPAÇO REAL, O ESPAÇO IDEAL E AS POSSIBILIDADES
DANIELA FREIRE
LUCIANE CLEONICE DURANTE
MANUELA TONIAZZO BRAGA
SIMONE BERIGO BUTTNER
5
COMPORTAMENTOS AGRESSIVOS NA SOCIALIZAÇÃO DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
JÁDERSON MARLON DE LIMA MARQUES
VINICIUS SILVA SANTOS
6
CRIANÇAS EM MOVIMENTO NO ESPAÇOTEMPO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: NARRATIVAS DE COTIDIANO
ELIZIANE SENES ALVES
MARITZA MACIEL CASTRILLON MALDONADO
7
DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO
HELEN MACIEL DA SILVA
LEIVA CUSTODIO PEREIRA
8
DOCUMENTAR AS AÇÕES DAS CRIANÇAS: UMA FERRAMENTA  PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE 0 A 3 ANOS
IRENE CARRILLO ROMERO BEBER
MARIA CARMEM SILVEIRA BARBOSA

GT 17 - Educação Infantil
Coordenação:  Daniela  B.da Silva Freire Andrade   11/09/2013  Local :  Auditório  - Faculdade de Economia   14h às 16.30h          
Título do Trabalho
Autores
9
EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO INFANTIL:  UMA POSSÍVEL APROXIMAÇÃO ATRAVÉS DAS CIRANDAS INFANTIS DO MST
FÁBIO ACCARDO DE FREITAS
10
FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AÇÃO INDISPENSÁVEL PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA CONSISTENTE
MARIA IZETE DE OLIVEIRA
ROSANE PENHA MENDES
11
FORMAÇÃO DE DOCENTES DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM CURSOS DE PEDAGOGIA
VIVIANE DRUMOND
12
INFÂNCIA E ESPACIALIDADE, NAS TRAMAS PUXANDO OS FIOS (DES)COLONIALIDADE E CULTURA
KATHERINE CILAE BENEDICT
13
LEITURA X ESCRITA X BRINCADEIRA: O QUE ESPERAM DA EDUCAÇÃO INFANTIL?
FABIANA MUN IZ MELLO FÉLIX
LUCIMARA VIEIRA DE SOUZA BARBOSA
RENATA CRISTINA DE LACERDA CINTRA BATISTA NASCIMENTO
14
LITERATURA INFANTIL: A IDEOLOGIA DO PODER DOMINANTE SUBJACENTE NA OBRA O SOFÁ ESTAMPADO DE LYGIA BOJUNGA NUNES
GISELI DE ALMEIDA ALVES OLIVEIRA
15
O HOSPITAL COMO LUGAR SEGUNDO EDUARDO
DANIELA FREIRE
MONA LISA REZENDE CARRIJO
16
PENSAR A CRIANÇA: A EXPECTATIVA DE ESTUDANTES DE CURSOS DE PEDAGOGIA DO BRASIL E DE PORTUGAL
ALBERTO ALBUQUERQUE GOMES
DULCINÉIA BEIRIGO DE SOUZA
SILVIA ADRIANA RODRIGUES
SIMONE BRANDOLT FAGUNDES
Coordenação:  Daniela  B.da Silva Freire Andrade   12/09/2013  Local : Auditório  - Faculdade de Economia         14h às 16.30h          
17
PESQUISAR COM AS CRIANÇAS: O DESAFIO DE APREENDER OS SENTIDOS DOS CORPOS EM MOVIMENTO NOS ESPAÇOS E TEMPOS DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
IRENE CARRILLO ROMERO BEBER
MARIA CARMEM SILVEIRA BARBOSA
18
PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAÇÃO, IDENTIDADE, E SABERES
CARLA GRACIETE LIMA DOS SANTOS
ELISÂNGELA RODRIGUES FURTADO
19
REDE DE SIGNIFICAÇÕES: A DANÇA COMO LINGUAGEM CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
ANDRÉIA MODANESE
JAQUELINE PASUCH
20
REFLEXÕES SOBRE O ESPAÇO E A EDUCAÇÃO INFANTIL
LUCIANE CLEONICE DURANTE
MANUELA TONIAZZO BRAGA
SIMONE BERIGO BUTTNER
21
REPRESENTAÇÃO SOCIAL SOBRE A CRECHE SEGUNDO ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA: UM RECORTE DE CARÁTER LONGITUDINAL
DANIELA FREIRE
ÉRICA NAYLA HARRICH TEIBEL
NAIARA DOS SANTOS NIENOW
22
SIGNIFICAÇÕES ACERCA DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
DANIELA FREIRE
GIOVANNA LOBIANCO SILVEIRA
23
SIMETRIA: PERCEPÇÕES, PRÁTICAS E SIGNIFICAÇÕES
BERNADETE ADOLFINA DOS SANTOS
IZABEL ANTUNES DE SOUSA




GT 18 - Educação e Comunicação
Coordenação:  Cristiano Maciel             10/09/2013  Local : Sala 10  - IE               14h às 16.30h          
Título do Trabalho
Autores
1
COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO NA TERCEIRA IDADE: UMA EXPERIÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE
DAYSE DAYANE ANDRADE DOS SANTOS
REILA MÁRCIA BORGES RODRIGUES
WAGHMA FABIANA BORGES RODRIGUES
2
CULTURA DA DOCÊNCIA: USO, APROPRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS EDUCATIVOS APLICADOS AO ENSINO
ANTÔNIO VITAL MENEZES DE SOUZA
VINICIUS SILVA SANTOS
3
CURRÍCULOS PEDAGÓGICOS DA ÁREA DA SAÚDE COM O ENFOQUE NAS COMPETÊNCIAS COMUNICACIONAIS.
KÁTIA MOROSOV ALONSO
MARIA CRISTINA GUIMARO ABEGÃO DA SILVEIRA
4
EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE - RELATOS DE EXPERIÊNCIA: NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO E CANJICA
LOHAINE BARBOSA LOHMANN
PRISCILLA DE ALMEIDA CARDOSO
5
EDUCAR COMUNICANDO: O JORNAL ESCOLAR EM NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO
BENEDITO DIELCIO MOREIRA
ELISA CALVETE ULEMA RIBEIRO
GABRIEL SOARES BARBOSA
6
EDUCOMUNICAÇÃO CIENTÍFICA PELA PESQUISA
BENEDITO DIELCIO MOREIRA
DANIEL MASSAKI MORITA
7
HISTÓRIAS E MEMÓRIAS: RELATOS E EXPERIÊNCIAS VIVIDOS PELA CLASSE TRABALHADORA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO PROGRAMA DE TELEVISÃO SOCIOKÊ
FLAVIANE MÔNICA CHRIST
LEOZIL RIBEIRO DE MORAES JUNIOR
8
O USO DAS TIC EM PROL DE UMA EDUCAÇÃO DE SURDOS PAUTADA NOS PRECEITOS DO DESING UNIVERSAL: UM RELATO DE PESQUISAS
SORAIA SILVA PRIETCH

GT 19 - Trabalho e Educação   
Coordenação:  Edson Caetano     10/09/2013  Local:  Sala 01 - ICHS                       14h às 16.30h          
Título do Trabalho
Autores
1
A CONSTRUÇÃO DA PERSPECTIVA GRAMSCIANA DE EDUCAÇÃO
NÉLITON GOMES AZEVEDO
RODRIGO LIMA RIBEIRO GOMES
2
A RELAÇÃO ENTRE O MUNDO DO TRABALHO E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: VIVÊNCIAS DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO DO IFS
CRISTIANE SANTOS PICANÇO
3
AUTOGESTÃO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: LIMITES E POSSIBILIDADES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE SUJEITOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA
CLÓVIS VAILANT
JOSÉ JACONIAS DA SILVA
SANDRO BENEDITO SGUAREZI
4
CONTRADIÇÕES DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE PRELIMINAR DO PRONATEC
ELIZETH GONZAGA DOS SANTOS LIMA
HELOISA SALLES GENTIL
MAELISON SILVA NEVES
TATIANE LEBRE DIAS
5
EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO PARA MELHORIA DAS CONDIÇÕES LABORAIS DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DA CIDADE DE NATAL, RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL
CILIANA REGINA COLOMBO
MARIA DE FATIMA DE SOUZA
MARIANNE TORRES DA COSTA TEIXEIRA
MARJORIE DA FONSECA E SILVA MEDEIROS
SABRINA KARLA RODRIGUES DE OLIVEIRA
6
FRAGILIDADES E NECESSIDADES FORMATIVAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO POLO DE SINOP
IVONEI ANDRIONI
JOSÉ ALDAIR PINHEIRO
ROSE MARCIA DA SILVA
SILVANA F. GAZZOLA PINHEIRO
7
PRODUÇÃO ASSOCIADA, CULTURA E FOLCLORE
MARILIA DE ALMEIDA SILVA
8
PRODUÇÃO ASSOCIADA: NÓS SONHAMOS E CONCRETIZAMOS O SONHO
LIRIAN KELI DOS SANTOS
WILLIAM KENNEDY DO AMARAL SOUZA
9
RESISTÊNCIA POPULAR: SABERES E EXPERIÊNCIAS DE UMA COMUNIDADE TRADICIONAL QUILOMBOLA DE MT
CAMILA EMANUELLA PEREIRA NEVES
EDSON CAETANO
10
TRABALHO ASSOCIADO: AS ARTESÃS MODELANDO AS PEÇAS E A VIDA
EDSON CAETANO
ILZA NUNES DA CUNHA POLINI
11
TRABALHO E EDUCAÇÃO EM COMUNIDADES TRADICIONAIS: UMA REFELXÃO SOCIOLÓGICA
CHRISTIANY REGINA FONSECA
EDSON CAETANO
12
TRABALHO, ALIENAÇÃO E PRODUÇÃO ASSOCIADA
LIRIAN KELI DOS SANTOS
WILLIAM KENNEDY DO AMARAL SOUZA











GT 20 - Educação e Povos Indígenas
Coordenação: Maria Aparecida Rezende – Beleni Saléte Grando Dia 10/09/2013 Local: Sala 11 – Instituto de Educação                   14h às 16.30h          
Título do Trabalho
Autores
01
PEDAGOGIA DA RODA: DESCOLONIZANDO SABERES COM OS POVOS INDÍGENAS 
JOAO CARLOS GOMES
KASSIA PRISCILLA GONÇALVES DE ALMEIDA
VANDERLEIA BARBOSA DA SILVA
02
LITERATURA INDÍGENA, DESCOLONIALIDADE DO SABER: OS ÍNDIOS COMO PROTAGONISTAS DE UM RECURSO PARA O ENSINO DA CULTURA INDÍGENA NAS ESCOLAS
ROSINERE EVARISTO CARVALHO
03
 (DES)COLONIALIDADES NA LITERATURA INDÍGENA: NOVAS PERSPECTIVAS
ANNA MARIA RIBEIRO F. MOREIRA DA COSTA
ROSEMAR EURICO COENGA
04
PERSPECTIVAS PÓS-COLONIAIS NA ANÁLISE DOS DIZERES POPULARES SOBRE AS NOTÍCIAS INDÍGENAS VINCULADAS NA MÍDIA ELETRÔNICA DE MATO GROSSO DO SUL 
ADIR CASARO NASCIMENTO
CARLOS MAGNO NAGLIS VIEIRA
05
 OS “ÍNDIOS BRAVOS”, O “SENHOR” VISCONDE E O “DOUTOR” MACEDO
LUÍS CÉSAR CASTRILLON MENDES
06
DA’ UPARI’ WA: OS A’ UWÊ -MARÃIWATSÉDÉ BUSCAM A SUSTENTABILIDADE EM SEU TERRITÓRIO ANCESTRAL
CAROLINA REWAPTU
COSME RITÉ
FLÁVIA CUNHA LIMA


GT 20 - Educação e Povos Indígenas
Coordenação: Maria Aparecida Rezende – Beleni Saléte Grando Dia 11/09/2013 Local: Sala 11 – Instituto de Educação                   14h às 16.30h          
Título do Trabalho
Autores
01
CONSIDERAÇÕES ACERCA DA PERTINENCIA DO DIÁLOGO ENTRE OS SABERES SOBRE ESPIRITUALIDADE DE JOVENS E DE IDOSOS NAS PRATICAS DE CUIDADO DOS TREMEMBÉ-CE
JON ANDERSON MACHADO CAVALCANTE
02
SABERES E FAZERES AUTÓCTONES DO POVO BORORO: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INTERCULTURAL INDÍGENA
FÉLIX RONDON ADUGOENAU
03
 ESCOLA INDÍGENA BORORO E CONHECIMENTOS TRADICIONAIS: O RESTRITO E O POSSÍVEL
LEILA APARECIDA DE SOUZA
04
AS IDAS E VINDAS DE UMA ESCOLA CHIQUITANA
JOSÉ SANTANA DE MACÊDO
ALOIR PACINI
05
A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA CHIQUITANO: NO TEMPO E ESPAÇO DO CURUSSÉ
BELENI SALÉTE GRANDO
LETICIA ANTONIA DE QUEIROZ
06
ATENÇÃO À SAÚDE E OS IDEÁRIOS DE PAULO FREIRE: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE INDÍGENA
LETICIA ANTONIA DE QUEIROZ

GT 20 - Educação e Povos Indígenas
Coordenação: Maria Aparecida Rezende – Beleni Saléte Grando Dia 12/09/2013 Local: Sala 11 – Instituto de Educação                   14h às 16.30h          
Título do Trabalho
Autores
01
O PREPARO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES NO PROCESSO FORMATIVO DE INDÍGENAS NA UFMT CAMPUS SINOP
MICNEIAS TATIANA DE SOUZA LACERDA BOTELHO
02
PROINDI?: CIDADANIA OU BENESSE?
MARCIA CRISTINA VERDEGO GONÇALVES
03
10 ANOS DE AÇÃO AFIRMATIVA PARA INDÍGENAS NA UEMS: AVALIANDO RESULTADOS
BEATRIZ DOS SANTOS LANDA
04
A SITUAÇÃO DE ESTUDANTES INDÍGENAS EM ESCOLAS URBANAS EM JI-PARANÁ/RO: UMA DISCUSSÃO PRELIMINAR
VANUBIA SAMPAIO DOS SANTOS
05
OS DESENHOS DOS ALUNOS INDÍGENAS NA ESCOLA URBANA DA CIDADE DE DOURADOS – MS
SELMA DAS GRAÇAS DE LIMA
06
OS POVOS INDÍGENAS NO CURRÍCULO E A LEI 11.645/2008: A REALIDADE ESCOLAR COM BASE NA SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO MARANHÃO - SEDUC-MA
ANDRÉA RODRIGUES DE SOUZA


GT 20 - Educação e Povos Indígenas
Coordenação: Maria Aparecida Rezende – Beleni Saléte Grando Dia 13/09/2013 Local: Sala 11 – Instituto de Educação                   14h às 16.30h          
Título do Trabalho
Autores
01
EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA OS POVOS INDÍGENAS: ENTRE O MULTICULTURALISMO E O INTERCULTURALISMO
SOLEDAD BECH GAIVIZZO
02
UMA DUPLA FACE: A ESTRUTURAÇÃO DE UMA ESCOLA E A CONSTRUÇÃO DE UM PRÉDIO ESCOLAR.
ALOIR PACINI
MARLUCE CONCEIÇÃO ALMEIDA DA SILVA
03
COMO APRENDEM AS CRIANÇAS NA VILA NOVA BARBECHO
SOILO URUPE CHUE
ALOIR PACINI
04
NORBERT ELIAS E A PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA: A RELAÇÃO DOS NÃO-ÍNDIOS COM OS ÍNDIOS
RAQUEL FURTUNATO DA SILVA
05
OS SABERES E FAZERES NO ATENDIMENTO À SAÚDE INDÍGENA EM UM HOSPITAL EM CUIABÁ-MT
ADRIANE APARECIDA DE FREITAS SILVA
06
ETNIA CHIQUITANO: A INTERFACE COM A SOCIEDADE ENVOLVENTE DA REGIÃO DE CÁCERES – MT
ADRIANA NEZEIR DE ALMEIDA DUARTE
ADRIANE CRISTINE SILVA


GT 21 - Educação do Campo                       
Coordenação:  Lindalva Garske   10/09/2013  Local: Sala 05 da Faculdade de Economia (2º. Piso)                 14h às 16.30h          
Título do Trabalho
Autores
1
A IMPORTANCIA DO LÚDICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM
CRISTIANE DANTAS DE SOUZA PLETSCH
GESABEL LOPES DE SOUZA
IVANIR GONÇALVES ALVES
NILCI SALETE GRANELLA OENNING
ROSÂNGELA MENDES BORGES ERMITA
2
A REALIDADE DA EDUCAÇÃO DO CAMPO PRATICADA NO NORTE MATO-GROSSENSE: ANÁLISE DE PERCURSO E IDENTIFICAÇÃO DE NECESSIDADES
EVERALDO ANTONIO DILL
3
ALTERNATIVAS DE INTEGRAÇÃO DAS ESCOLAS DO CAMPO A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA EM CONSTRUÇÃO NA ESCOLA SANTO ANTÔNIO, MUNICÍPIO DE CONFRESA/MT
EDINETH FRANÇA
4
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: LIMITES E POSSIBILIDADES NA EXPERIÊNCIA DO ACAMPAMENTO ALTO CELESTE (PORANGA) – VERA/MT
JUCIMARA APARECIDA DE LIMA
LUCIANE ROCHA FERREIRA
5
EDUCAÇÃO DO CAMPO: EXPERIÊNCIAS DE LUTAS E CONQUISTAS
ANA MARIA DOS REIS
MARIA LUIZA TROIAN
THIELIDE VERONICA DA SILVA PAVANELLI TROIAN
6
EDUCAÇÃO FÍSICA DO/NO CAMPO, MEIOS E MECANISMOS PARA A EMANCIPAÇÃO DA FRONTEIRA EDUCACIONAL
ANA CARRILHO ROMERO GRUNENNVALDT
CIRLEI DA APARECIDA BRANDÃO
JOSÉ TARCÍSIO GRUNENNVALDT
VALTESON CLEITON PEREIRA
WIRISLEY LUIZ DE OLIVEIRA
7
EM BUSCA DE UMA PEDAGOGIA DE AUTONOMIA NAS ESCOLAS DO CAMPO
ANDRÉIA MOREIRA
JOELMA TEREZA DE SOUZA BRITO
MARCIA APARECIDA DE BARROS DA CRUZ
MÁRCIA CARDOSO DA COSTA DO NASCIMENTO
8
EXPECTATIVAS ACERCA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: A FALA DOS GESTORES DE ESCOLAS RURAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE RONDONÓPOLIS/MATO GROSSO
ALINE FERNANDA DE SOUZA
LEIDIANE GOMES DE SOUZA
LINDALVA MARIA NOVAES GARSKE
OSMAR ANTÔNIO MAGNABOSCO




GT 21 - Educação do Campo                       
Coordenação:  Lindalva Garske   11/09/2013  Local: Sala 05 da Faculdade de Economia (2º. Piso)                 14h às 16.30h          
Título do Trabalho
Autores
9
O IFMT – CAMPUS SÃO VICENTE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: ‘ENTRELAÇO OU EMBARAÇO’ DE CONCEPÇÕES EDUCATIVAS?
RONALDO SENRA
10
O PROFESSOR DAS ESCOLAS DO CAMPO: TRABALHADOR DE DUPLA JORNADA DE TRABALHO
ALCEU ZÓIA
ODIMAR JOÃO PERIPOLLI
11
OBSERVAÇÃO E PRÁTICAS DE DOCÊNCIA DESENVOLVIDAS NA ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA APARECIDA NO ASSENTAMENTO SAPIQUÁ – MUNICÍPIO DE CÁCERES.
ANDRÉIA MOREIRA
JOELMA TEREZA DE SOUZA BRITO
JUCILENE DE OLIVEIRA MARTINS
LAUDEMIR LUIZ ZART
MARCIA APARECIDA DE BARROS DA CRUZ
12
PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENFRENTAMENTO DAS SITUAÇÕES-PROBLEMA DA AGRICULTURA FAMILIAR DE FREDERICO WESTPHALEN
ANILCE ANGELA ARBOIT
LUCI MARY DUSO PACHECO
VANESSA DAL CANTON
13
REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO EM MATO GROSSO
MARIA DA ANUNCIAÇÃO PINHEIRO BARROS NETA
VERÔNICA MORENO MACHADO
14
REFLEXÕES SOBRE A REPRESENTAÇÃO DAS CATEGORIAS FREIREANAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ASSENTAMENTO DE REFORMA AGRÁRIA NO AMAPÁ
RISOLETE NUNES DE OLIVEIRA ARAUJO
15
RELAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E A AGRICULTURA FAMILIAR
ANILCE ANGELA ARBOIT
LUCI MARY DUSO PACHECO
VANESSA DAL CANTON
16
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA: GRUPO DE ESTUDOS SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO
ANDRÉIA MOREIRA
JUCILENE DE OLIVEIRA MARTINS
LAUDEMIR LUIZ ZART
MARCIA APARECIDA DE BARROS DA CRUZ
MÁRCIA CARDOSO DA COSTA DO NASCIMENTO
17
SIGNIFICADOS E EXPECTATIVAS QUE OS INGRESSANTES DA ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANIDADES ATRIBUEM AO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
TATIANE CAMPOS DOS SANTOS


No comments:

Post a Comment